Correio dos Campos

Com metas para 2024 alcançadas, Educação de PG recebe reconhecimento da Câmara

Moção de Aplauso entregue pela Câmara Municipal foi entregue para a secretária de Educação, Esméria Saveli, extensiva a todos os professores e funcionários da SME, pela política de Educação em Tempo Integral
10 de julho de 2019 às 19:54
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta quarta (10), na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Educação recebeu uma Moção de Aplauso. A iniciativa foi proposta pelo vereador Daniel Milla e aprovada pelos demais representantes, direcionada para a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, e extensiva a todas as professoras e demais funcionários da SME, pelo sucesso na implantação do Ensino em Tempo Integral.

Os vereadores reconheceram o mérito do plano político-pedagógico implementado pela SME, que já levou Ponta Grossa a bater metas nacionais previstas para 2024. Atualmente, cerca de 31,5 mil alunos estão matriculados, de 01 a 10 anos. No total, 75% das crianças já frequentam a escola ou Centros Municipais de Educação Infantil em Tempo Integral. Na Educação Infantil (até 05 anos) esse número já é de 91%. Para se ter uma ideia do crescimento, as vagas ofertadas no Ensino Fundamental em Tempo Integral passaram de 390 em 2012 para quase 14 mil em 2019 – aumento de 3.408%.

A ampliação do Tempo Integral em Ponta Grossa obedece ao Plano Nacional de Educação e ao Plano Municipal de Educação. Segundo a Meta 06 do PNE, o objetivo é “Oferecer Educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica” – até o ano de 2024 – metas já alcançadas em Ponta Grossa. Neste sentido, o Plano Municipal, instituído pela Lei 12.213/2015, prevê meta mais ambiciosa: “Ampliar progressivamente o tempo escolar dos anos iniciais da rede municipal de ensino, atingindo 100% dos alunos ao final desse decênio” (até o ano de 2025).