Correio dos Campos

Projeto ‘Jovem Cidadão no Mercado de Trabalho’ concorre a prêmio nacional

2 de julho de 2019 às 17:40
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Projeto Jovem Cidadão no Mercado de Trabalho, que faz parte do Programa Adolescente Aprendiz, desenvolvido através da parceria entre a Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa e a Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG), está concorrendo à 16ª edição do Prêmio Innovare. A premiação acontece em dezembro deste ano e contemplará as melhores iniciativas de práticas jurídicas e sociais do país.

Promovido pelo Instituto Innovare, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), o Prêmio classifica práticas inovadoras, que estejam melhorando a qualidade da prestação de direitos e contribuindo com o progresso da justiça brasileira.”Visamos a expectativa de premiação, mas para nós já é muito gratificante a seleção dos projetos na intenção principal de divulgar nossaspráticas, que possuem um resultado de excelência no município, para que outras cidades também tenham interesse em aplicá-las”, afirma a Juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Dra. Noeli Tavares Reback.

Na última semana os consultores responsáveis por esta parte da avaliação estiveram presentes na sede do programa; esta etapa é uma das mais importantes do processo. O trabalho de verificação e entrevistas, no qual os consultores visitam cada um dos selecionados, vai até o dia 6 de julho. “A participação no prêmio é importante para o projeto, pois é uma iniciativa social que atende os jovens em situação vulnerável a riscos sociais, com muitas dificuldades para ingressar no mercado de trabalho e que precisa ser divulgado para quem sabe ter em outros municípios”, destaca a assistente Social e coordenadora do programa Adolescente Aprendiz, Silvia Regina Kolachinski.

O projeto Jovem Cidadão no Mercado de Trabalho e o programa Adolescente Aprendiz capacitam adolescentes e jovens, oriundos, em sua maioria, de famílias inseridas em programas sociais e os encaminha ao mercado de trabalho. Podem participar pessoas de 14 a 24 anos, matriculadas e frequentando a rede pública de ensino, ou que possuam bolsa integral na rede privada. Desde 2003, quando o programa iniciou, cerca de 1200 jovens já foram beneficiados. “As inciativas são muito importantes para que possamos ofertar oportunidade aos jovens oriundos de famílias inseridas nos programas sociais, através da inserção no mercado de trabalho e ao mesmo tempo preparando e incentivando a continuidade nos estudos e na qualificação profissional. Este trabalho reflete diretamente no futuro do jovem”, explica a presidente da FASPG, Simone Kaminski.

Atualmente 168 aprendizes estão participando do programatrabalhando e distribuídos em 56 empresas.Interessados devem buscar encaminhamento para novas vagas através dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).