Correio dos Campos

Prefeitura qualifica 160 jovens no Colégio Presidente Kennedy

As palestras e oficinas foram ofertadas para estudantes do ensino médio regular, técnico e subsequente
27 de junho de 2019 às 19:25
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – Nesta quinta-feira (27), o projeto Quali & Tec, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), realizou mais uma atividade de qualificação profissional, desta vez no Colégio Estadual Presidente Kennedy, no bairro Nova Rússia. Durante a manhã, a ação reuniu 80 estudantes do 3º e 4º anos técnicos e regular, mesmo número de alunos esperado para o período noturno, onde a atividade será realizada novamente, com o ensino médio e subsequente.

Assim como na primeira edição, promovida em maio deste ano no Colégio Regente Feijó, a qualificação iniciou com uma palestra profissional, desta vez ministrada pelo coordenador de Administração da SMICQP, Nilton Bahls, seguida de oficinas direcionadas ao mercado de trabalho. No período matutino foram ofertadas quatro oficinas: emprego, através da Agência do Trabalhador; empregabilidade e jogos de empresas, ministradas pelo SENAC e oratória. Durante o período noturno serão ofertadas oito oficinas.

“Com o crescimento industrial em Ponta Grossa, o mercado de trabalho precisa cada vez mais de pessoas qualificadas e disponíveis para ocuparem as diferentes vagas de emprego”, afirmou Nilton Bahls. De acordo com o coordenador do projeto, o Quali & Tec serve como um dos instrumentos de motivação e orientação para essa qualificação.

Para o secretário da pasta, José Loureiro, a qualificação profissional tem sido um dos pontos de destaque da secretaria e o Quali & Tec é exemplo disto. “Em 2018 o nosso projeto qualificou mais de dois mil jovens e destes, cerca de 200 conseguiram uma vaga de estágio através do programa. A ideia é que neste anos os números aumentem e mais pessoas conquistem vagas de trabalho a partir da qualificação”, informou.

O Quali & Tec é promovido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), Faculdade Sant’Ana, SENAC, Senai e Associação Comercial, Industrial e Empresaria de Ponta Grossa (ACIPG). Ao todo, 12 colégios estaduais em Ponta Grossa possuem cursos técnicos e receberam o projeto em 2019.