Correio dos Campos

Polícia Civil registra queda de furtos e roubos em PG

Crimes estão, principalmente, relacionados ao tráfico de drogas
24 de junho de 2019 às 19:30
(Divulgação/Polícia Civil)

Por Melissa Eichelbaun
para o Correio dos Campos

 

Na terceira reportagem da série ‘Civil em Ação’ mostraremos que os furtos e roubos em Ponta Grossa diminuíram no primeiro quadrimestre de 2019. Os números fazem parte do relatório da 13ª Subdivisão Policial.

O delegado Maurício Souza conta que as equipes policiais desenvolvem um trabalho de monitoramento diário para atuar na prevenção e autuação de furtos e roubos. “Nós fazemos a monitoria através dos boletins de ocorrências que os cidadãos registram, através do nosso número ‘whatsapp’ e o disque denúncia. Assim conseguimos identificar as regiões que estão mais vulneráveis e atuamos principalmente nesses locais”, explica.

De acordo com os números da Polícia Civil (PC), nos primeiros quatro meses do ano foram registrados 1.418 furtos, 15% a menos do que no mesmo período de 2018. O furto de veículos também diminuiu em 27%. “Principalmente os furtos estão relacionados com o tráfico e uso de drogas, onde os usuários acabam cometendo o crime para sustentar o vício. Como estamos combatendo fortemente o tráfico na cidade, isso reflete também em outros crimes”, esclarece.

Os roubos também diminuíram em 4% e roubos de veículos tiveram queda de 42%. As equipes da PC estão desenvolvendo operações para recuperar veículos rapidamente e mapeiam as áreas onde os criminosos costumam atuar, geralmente roubando cargas de caminhões.

Uma dessas ações ocorreu no início do ano, quando a PC em conjunto com a Polícia Militar recuperou dezenas de pneus furtados e roubados na região metropolitana de Curitiba. Os produtos foram apreendidos na região do Distrito Industrial de Ponta Grossa e a carga estava avaliada em R$ 30 mil. Outra operação ocorreu no mês de fevereiro, em conjunto com a PC de Castro, onde os policiais localizaram uma carreta furtada em 2011. Essas ações fazem parte da atuação voltada à repressão aos crimes de furtos e roubos de veículos de cargas na região, como destaca o delegado Souza.

Receptação

O delegado lembra que a pessoa que comprar um objeto roubado ou furtado pode responder pelo crime de receptação. “Temos que lembrar que se alguém aparecer vendendo um produto sem nota fiscal e comprovação da origem o comprador deve desconfiar. O preço geralmente é bem mais baixo do que realmente vale a mercadoria, então na dúvida, é melhor não comprar ou a pessoa pode ser penalizada e presa pelo crime de receptação e ainda está ajudando a fomentar a criminalidade”, explica Souza.

Ajuda da população

Os cidadãos podem contribuir para que as equipes policiais evitem e autuem esses crimes em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. Quem souber de informações de furtos e roubos, pode denunciar através do whatsapp da 13ª SDP: (42) 9 9827-9684 ou através do telefone 181.