Correio dos Campos

Polícia Civil intensifica combate ao crime em Ponta Grossa

Números revelam que a maioria dos crimes diminuiu nos primeiros meses do ano
19 de junho de 2019 às 19:30
(Divulgação/Polícia Civil)

Por Melissa Eichelbaun
para o Correio dos Campos

 

A primeira reportagem da série ‘Civil em Ação’ apresenta quais são os crimes que a Polícia Civil (PC) de Ponta Grossa investiga e quais as principais linhas de atuação das equipes na cidade e região, além de dados sobre as principais ocorrências do primeiro quadrimestre de 2019.

O material traz números que revelam a diminuição na maioria dos crimes e ainda detalhes sobre o planejamento das equipes para que os índices não aumentem. Os agentes da Polícia Civil são responsáveis por investigar os crimes que acontecem no Estado e por garantir o cumprimento da lei, fiscalizando e cumprindo mandados judiciais.

Nos primeiros quatro meses de 2019, a PC de Ponta Grossa registrou menos ocorrências em sete crimes: ameaça (-1,8%), drogas para consumo pessoal (-45,7%), furto (-15,8%), furto de veículo (-27,8%), recuperação de veículo (-9,4%), roubo (-4,4%) e roubo de veículo (-42,8%). Nos dados divulgados pela Civil, apenas quatro crimes tiveram aumento nos registros: adquirir/vender/fornecer ou produzir drogas (+14,5%), lesão corporal (+2,4%), perturbação da tranquilidade (+15,6%) e perturbação do trabalho ou sossego alheio (+11,4%). Esses números tem como base a comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o chefe da 13ª Subdivisão Policial, Nagib Nassif Palma, a redução nas estatísticas representa o trabalho efetivo das equipes policiais. “Nós realizamos investigações diárias, atendimentos em locais de crime, operações, apoio a outras unidades policiais e cidades da região, além de mandados de prisão. Esse setor operacional busca ao máximo investigar e conseguir apresentar resultados para que a população veja efetivamente o combate aos crimes que ocorrem em Ponta Grossa e Campos Gerais”, explica.

Só no primeiro quadrimestre desse ano, a Polícia Civil realizou 84 prisões em flagrantes e mandados de prisão. Nesse sentido, as equipes destacam, principalmente, o trabalho que está sendo feito para combater o pequeno e médio traficante. “Com o combate a esse tipo de crime, nós conseguimos diminuir também a taxa de homicídios, furtos e roubos, que acabam ocasionados pelo tráfico de drogas. Claro que não é só isso que envolve todos esses crimes, mas é uma das principais motivações”, esclarece Palma. O delegado ainda ressalta que trabalho que resultou na redução da criminalidade só foi possível por conta da parceria que as equipes têm com a Polícia Militar e Guarda Municipal, que atuam em conjunto em investigações e prisões.

Vale ressaltar, que nesse levantamento não estão incluídos os homicídios, já que eles são investigados pela Seção de Homicídios e entram em outras estatísticas. Sobre essas mortes, a série de reportagens irá apresentar os números e investigações na quarta reportagem, no sábado, dia 22.

Mudanças

Nos próximos meses, as equipes que ficam em quatro distritos policiais, além da Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil do Estado do Paraná (Denarc), Delegacia do Adolescente e Posto de Identificação em Ponta Grossa, irão ficar todas em um único prédio. Visando a economia de dinheiro público e a otimização de serviços para a população, um imóvel está sendo negociado para que os funcionários da PC possam trabalhar fisicamente na mesma unidade.

Segundo cálculos feitos pelo delegado Nagib, estima-se uma economia com a mudança de, no mínimo, R$ 17 mil, ou seja, cerca de 47% a menos do que é gasto atualmente. O valor não leva em conta os gastos com zeladores, água e luz, por exemplo, considerando apenas o que é pago nos aluguéis dos imóveis.

Números da Polícia Civil no primeiro quadrimestre de 2019

47 mandados de prisão cumpridos
27 prisões em flagrantes realizadas
14 prisões por tráfico de drogas
36 mandados de busca domiciliar realizados
08 operações realizadas nas áreas da 13ª SDP
08 diligências em apoio a outras unidades policiais
05 veículos recuperados

Veja no gráfico abaixo a comparação dos números dos crimes em Ponta Grossa nos primeiros quatro meses de 2018 e 2019