Correio dos Campos

Câmara aprova criação de ‘Feira da Empregabilidade’

Projeto de Rudolf Polaco, evento fará a aproximação de empregadores com os candidatos através de ações da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional
19 de junho de 2019 às 12:43
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Câmara de Ponta Grossa aprovou em primeira discussão, durante a segunda-feira (18), o projeto de lei nº 268/2018, que instala a Freira de Empregabilidade em Ponta Grossa. De autoria do vereador e líder do governo no Legislativo, Rudolf Polaco (Cidadania), o projeto instala no calendário oficial da cidade um evento com o objetivo de aproximar empregadores e candidatos. O objetivo, de acordo com Rudolf, é trazer uma nova ferramenta na busca de emprego em Ponta Grossa.

A Feira da Empregabilidade deverá ser realizada por dois dias durante o mês de novembro, em data definida pela Prefeitura de Ponta Grossa. Durante o evento, a Agência do Trabalhador e a secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional colocarão em prática algumas ações para aproximar candidatos de empregadores. Devem ser realizadas, por exemplo, a instalação de stands para que empresas ofereçam as vagas disponíveis e busquem os melhores profissionais para preenchê-las.

“O objetivo desta lei é gerar mais oportunidades de emprego em diversas áreas, isso de forma mais ágil. Também queremos promover oportunidades de emprego em diferentes faixas etárias de idade, aproximando também estudantes deste processo de primeiro emprego”, explica Rudolf.

Com a experiência de comandar a Agência do Trabalhador por oito meses, o vereador acredita que é necessário que o Poder Público ofereça caminhos que unam os dois lados. “Por um lado, temos que dar oportunidade para o empregador encontrar mão de obra qualificada. Por outro, é preciso fazer com que o trabalhador consiga se fixar no mercado”, diz. A proposta precisa ser novamente aprovada pela Câmara para ser enviada à sanção do prefeito Marcelo Rangel (PSDB).