Correio dos Campos

Coro Cidade de Ponta Grossa inicia apresentações na próxima semana

Prévia do lançamento da temporada será na Igreja Luterana Bom Pastor.
13 de junho de 2019 às 09:44

COM ASSESSORIAS – Com o tema ‘Contraste’, o Coro Cidade de Ponta Grossa abre a temporada 2019 apresentando ao público um repertório inspirado na América Latina. O concerto, que tem regência de Édi Marques, será no dia 19 de junho, às 20h, no Cine-Teatro Ópera. A entrada é gratuita. O grupo possui 10 anos de história e é mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura por meio de bolsas de estudos.

O programa de estreia desta temporada surgiu de uma pesquisa sobre a música no contexto latino-americano. “Fizemos uma busca de repertórios que foi construída na América Latina fora do canto coral e também dos compositores contemporâneos que pensam no canto coral a partir da música latina americana. Estamos fazendo algumas músicas da costa caribenha que tem essa característica rítmica que mescla o afro, o europeu e o indígena. E junto a esse processo nós temos pensado também nas músicas contemporâneas da Europa e da América do Norte, por isso o nome ‘Contraste’, porque são contrastes dos elementos musicais”, explica Édi Marques.

Entre os compositores presentes no repertório estão Dorival Caymmi, Cazuza, Carlos Lyra, Vinicius de Moraes, Miguel Matamoros, Alberto Grau, René Clausen, Kócsar Miklos, Manuel Oltra e Moisés Simons, entre outros.

Além da apresentação em Ponta Grossa, o grupo se apresenta também em Curitiba (no dia 15 de junho, na Capela Santa Maria, dentro da programação da IV Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba) e em Arapoti (no dia 29 de junho, no Festival de Música de Arapoti).

Ensaio aberto
Nesta quinta-feira, 13, o Coro Cidade de Ponta Grossa realiza um ensaio aberto ao público com este repertório. A apresentação será na Igreja Luterana Bom Pastor, às 20h30, com entrada gratuita. A agenda completa do Coro Cidade de Ponta Grossa está disponível nas plataformas digitais oficiais da Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.