Correio dos Campos

Sanepar destaca ações ligadas aos ODS na Semana do Meio Ambiente

Empresa é uma das organizadoras da Semana promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e desenvolve atividades com a comunidade
6 de junho de 2019 às 20:45
Sanepar capacita educadores em Oficinas de Saneamento Ambiental. (Divulgação/Sanepar)

COM ASSESSORIAS – Signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou, na noite de quarta-feira (5), do Workshop das Empresas, no Centro de Cultura de Ponta Grossa. A atividade faz parte da programação da Semana Integrada de Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal com o apoio da Sanepar e de outras instituições parceiras. O tema da Semana, neste ano, são as “Cidades Sustentáveis”.

Ao lado de vários cases relacionados ao desenvolvimento sustentável, a Sanepar destacou os processos e programas que realiza. “Para cada um dos 17 ODS, a Sanepar contribui de alguma forma, tanto nos serviços que presta à população, quanto como empresa de excelência em suas práticas corporativas”, observa a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar Luciana Garcia, representante da Companhia no Workshop. A Sanepar conta, inclusive, com um Grupo de Trabalho específico para disseminar o tema na empresa e na sociedade.

Os ODS foram descritos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de nortear ações para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. “Entre contribuições da Sanepar podemos citar o empenho da Companhia na busca pela universalização do saneamento, o desenvolvimento da agricultura sustentável com o programa de aproveitamento do Lodo de Esgoto, o Inventário de Gases de Efeito Estufa, o programa de Saneamento Rural, a Tarifa Social, iniciativas de pesquisa e inovação, programa de Equidade, educação ambiental, qualificação de profissionais e tantos outros”, conta.

A gerente da Sanepar na Região Sudeste, Jeanne Schmidt, reforça a importância das discussões em torno do tema, lembrando que o comprometimento da Companhia com a sustentabilidade está descrito na própria missão da Sanepar. “A Sanepar está constantemente fomentando parcerias, buscando e desenvolvendo novas tecnologias e intensificando as ações para promover a universalização do saneamento, que é imprescindível para um desenvolvimento sustentável”.

Programação – Ao longo da semana, a Sanepar ainda abriu as portas para capacitar professores da rede pública de ensino. Na segunda-feira (3), a Oficina de Saneamento Ambiental apresentou detalhes sobre a operação dos Sistemas de Abastecimento de Água Tratada e de Coleta e Tratamento de Esgoto. Além do módulo teórico, os participantes realizaram visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA) e em uma das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia. Na terça-feira (4), uma Oficina de Jogos Pedagógicos capacitou um grupo de educadores para trabalhar o tema saneamento e preservação ambiental.

Encerrando as celebrações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, o compromisso da Sanepar com os ODS ainda voltará à pauta na próxima quinta-feira (13), na mesa redonda “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: os ODS nas estratégias de negócios”. O evento será realizado no Senai, a partir das 8h30, em parceria entre a Sanepar e o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) Campos Gerais.