Correio dos Campos

MacPonta Agro realiza lançamento oficial do livro ‘Vindas: Memórias de Imigração’

Através da Lei de Incentivo à Cultura – concessionário John Deere patrocinou a obra com histórias de imigrantes vindos para o Paraná
5 de junho de 2019 às 20:03
Famílias estiveram na MacPonta Agro para lançamento oficial. (Fotos: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Alemães, holandeses, italianos, japoneses, poloneses, russos e ucranianos. Essas são as etnias retratadas no livro ‘Vindas: Memórias de Imigração’. A obra foi publicada pela ABC Projetos em parceria com a MacPonta Agro, patrocinadora oficial. Na terça-feira (4), o concessionário realizou o lançamento do livro com a presença de algumas das famílias retratadas.

Dificuldades, obstáculos e superação são aspectos abordados no livro. A partir dos relatos de cada etnia, os organizadores: Alessandra Perrinchelli Bucholdz, Alan Fernando de Almeida, Samara Machado e Diego Antonelli, usaram as memórias das famílias para montar um quebra-cabeça da história paranaense.

Ao todo, são 28 etnias que contribuem para a pluralidade cultural e histórica do Paraná. Dessa forma, a Wassilene Lendiuk, o Reinder e a Janny Barkema, a Reiko Sumikawa, o Jorge Kalugin, Ernest Milla, Lidovino Mazetto e Miguelito Denkewski, ajudaram a construir o enredo do livro.

Para o Presidente da MacPonta Agro – concessionário John Deere, José Divalsir Gondaski (Ferruge), os imigrantes auxiliaram no desenvolvimento econômico do país. “Colaborar com a construção desse livro e a divulgação dessas histórias é uma singela homenagem a quem tanto fez pelo Brasil. A MacPonta Agro sempre tenta se atualizar e modernizar ao máximo, sempre pensando no futuro, mas é imprescindível valorizar o passado. Vale destacar ainda que a contribuição dos imigrantes para o desenvolvimento do agronegócio é imensurável”, destaca Ferruge.

Marina é filha de Reinder e Janny Barkema e esteve no lançamento. “É muito gratificante acompanhar que a história da minha família serviu como base para um livro sobre memórias de imigrantes. Com certeza esse fato já está marcado em nossa vida e será lembrado pelas gerações de Barkema que ainda virão”, comenta. A família Barkema é de descendência holandesa e atualmente reside na Castrolanda.

Para a coordenadora editorial do livro e diretora da ABC Projetos, Alessandra Perrinchelli Bucholdz, a relação de parceria com a empresa foi fundamental para a execução da obra. “O livro nos ajuda a compreender melhor as raízes, a identidade e a cultura da região. Por isso, a sensibilidade com o tema e a participação da MacPonta Agro foi essencial nesse projeto. A empresa possibilitou que o projeto se tornasse realidade, através da Lei Rouanet”, afirma Alessandra.

Incentivo à leitura

Uma tiragem com 650 unidades foi entregue ao Núcleo Regional de Educação para distribuição nas escolas públicas da cidade. “Através dessa iniciativa, possibilitamos a democratização do acesso à cultura. Além das escolas, a biblioteca pública e a das universidades também receberam um exemplar”, relata Alessandra.

Comercialização dos exemplares

A ABC Projetos fará a divulgação do livro nesta quarta-feira (5) durante a 8ª edição do Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos). No local, os exemplares serão vendidos a R$ 40,00 e os autores autografarão as peças.