Correio dos Campos

Semana da Cultura inicia com concerto inédito e entrega dos Prêmios Culturais

A 33ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei inicia nesta quarta-feira.
22 de maio de 2019 às 11:34

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Nesta quarta-feira, 22, a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa sobe ao palco do Cine-Teatro Ópera para um concerto inédito somente com obras de compositores locais, sob regência do maestro Rafael Rauski. A apresentação, que marca a abertura da 33ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, é gratuita e realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa.

O evento terá ainda a cerimônia de entrega dos Prêmios Culturais 2019, uma honraria anual oferecida pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural. A escolha dos homenageados aconteceu durante a 20ª Conferência Municipal de Cultura, aonde foram selecionados os agentes que se destacaram no ano de 2018 ou então pelo seu trabalho nos últimos anos.

Pela primeira vez, foi aberto um formulário no site da Prefeitura para que a comunidade pudesse indicar artistas, projetos e produtores para serem homenageados em oito categorias. Foram recebidas 85 indicações de 41 nomes. A escolha aconteceu por votação aberta entre o público presente no encerramento da Conferência.

Para o Prêmio Anita Philipowsky de Literatura 2019, a homenageada será a professora e escritora Aparecida de Jesus Ferreira. Para o Prêmio Emma Sintani de Dança 2019 a premiação irá para Phayga Gruber. A homenageada com o Prêmio Jacob Holzmann de Música 2019 será Maria José Dozza Subtil, professora do curso de Música da UEPG. O Prêmio João Pilarski de Artes Visuais 2019 será entregue para a professora e pesquisadora Patricia Camera.

Quem irá receber o Prêmio José Fernandes Cadilhe de Teatro 2019 será Zek Ramos, da Diálogos Culturais. No Prêmio Roselei do Rocio Manoel de Artes Populares 2019 a homenageada será a Liga das Organizações Carnavalescas de Ponta Grossa. No Mérito Cultural Ribas Silveira, os presentes na Conferência elegeram Hélcio Kovaleski para receber o prêmio pelo seu constante ativismo nas discussões sobre política cultural na cidade. E no Prêmio Especial In Memorian serão homenageados José Nelson Lima dos Santos (um dos pilares da história do Carnaval ponta-grossense) e os maestros Waltel Branco e Gabriel de Paula Machado.