Correio dos Campos

Estudantes participam de oficina de podcast na Biblioteca Pública Municipal

21 de maio de 2019 às 16:10
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa e pela Fundação Municipal de Cultura, promoveu nesta segunda-feira, 20, uma oficina de podcast e edição de áudio para os alunos do Curso Técnico de Publicidade do Colégio Estadual Senador Correia. A atividade foi ministrada pelo jornalista André Bida e promovida dentro das ações do Programa Conecta Biblioteca.

Ao todo, 26 jovens e adolescentes puderam conhecer um pouco da técnica de edição de áudio e produzir, durante a oficina, um podcast de notícias culturais. “Tratar sobre podcast, em específico o áudio, foi uma experiência muito positiva. Houve um bate papo e os jovens também colocaram suas dúvidas durante a oficina, o que demostra o interesse pelo assunto e curiosidade. Para mim foi muito válido”, afirma o jornalista André Bida.

Para 2019 a Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei quer aproximar-se ainda mais da comunidade de Ponta Grossa, estimando, com isso, um aumento de 60% no número de público alcançado em relação a 2018.

Para atingir essa meta, foi criado, no ano passado, um Comitê Jovem para realizar pesquisas com a comunidade. A iniciativa tem o acompanhamento da ONG Recode e da Caravan Studios, do Rio de Janeiro, e objetiva atrair mais jovens de 14 a 29 anos para as bibliotecas brasileiras.

A realização de oficinas culturais na Biblioteca é uma das indicações apontadas por meio da pesquisa da comunidade, realizada no segundo semestre de 2018 pelo Comitê Jovem In-Pulsação, formado por estudantes de Ensino Médio, universitários e profissionais já graduados. Os integrantes realizaram entrevistas para saber o que a população espera da Biblioteca Pública. Foram ouvidas 351 pessoas em 32 entrevistas – entre conversas individuais e com grupos focais

Agenda para maio

A agenda da Biblioteca Pública Municipal está recheada de atividades voltadas ao público jovem. No dia 29 acontecem os encontros dos Clubes de Leitura. Às 14h, voltado ao público jovem, será debatido, com mediação do escritor Ramon Ronchi, um trecho do livro ‘O Signo dos Quatro’, escrito por sir. Arthur Conan Doyle, segundo romance sobre o detetive particular Sherlock Holmes. Quem se interessar pela obra pode emprestar um exemplar do acervo da biblioteca.

Já às 19h, o encontro é para o público adulto, que irá ler e debater os poemas do livro de estreia de Ramon Ronchi – ‘Forte Apache’ – com o próprio escritor. Ramon é graduado Letras e mestrando em Linguagem, Identidade e Subjetividade. Atua como professor de Literatura e Inglês no Ensino Médio e Fundamental. Teve poemas publicados em coletâneas como TOC 140, promovida pela Festa Literária de Pernambuco (Fliporto) em 2010 e 2011, e Concurso Nacional de Poesias, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa em 2011.