Correio dos Campos

Ponta Grossa recebe nova sede do Caps Álcool e Droga

A nova estrutura está localizada na região de Uvaranas, o atendimento será das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira
20 de maio de 2019 às 20:20
(Fotos: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Os usuários atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps Ad) passaram a ter uma sede própria a partir de hoje (20). A nova estrutura além de trazer um melhor acolhimento aos pacientes, faz com que a reabilitação seja de uma forma mais segura, com conforto e qualidade. Todos os serviços já estão sendo realizados no local. A nova estrutura recebeu o nome de Resgata, Dr. Messias Carneiro de Morais.

“Este foi um compromisso que eu assumi com a população, estou honrado em entregar este instrumento de saúde para pessoas que estão perdidas e sozinhas. Grandes profissionais já trabalham nesta área, mas a partir de agora o atendimento será ampliado, com local adequado, resgatando a vida das pessoas. Estou feliz por entregar o compromisso e também emocionado, porque aqui tem pessoas que querem começar uma vida nova”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

O Caps Ad trabalha com a reabilitação de usuários que fazem uso abusivo de álcool ou droga, com graves prejuízo para sua vida pessoal, laboral, para saúde. O trabalho é feito por meio de projeto terapêutico individualizado para cada caso e também por grupos terapêuticos, oficinas terapêuticas, enfermaria de desintoxicação para quem precisa dos leitos, regulagem das vagas para regulação de leito hospitalar e também para comunidade terapêuticas, além de outras atividades gerais de acordo com a demanda.

“O serviço é porta aberta, ou seja, o indivíduo pode procurar atendimento sem necessidade de encaminhamento. Ele é referência para serviços de saúde mental no município. Com esta melhoria vamos ter o alcance melhor, cada metro quadrado foi pensado via portaria do Ministério da Saúde para ser usado com os fins da reforma psiquiátrica”, explica a terapeuta ocupacional e coordenadora do Caps Ad, Fernanda Siqueira. O local conta com terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico psiquiatra, psicólogo e educador físico. A construção tem 705,79 m², com investimento municipal e federal de 1.572.543,14.

O novo endereço é na rua Vicente Spósito, s/nº, ao lado do Terminal de Uvaranas, funcionando das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é 3220-1015, ramal 4047 ou 4048.