Correio dos Campos

Alunos homenageiam patrono da escola declamando Vinícius

Pais e alunos participam de Invasão Poética durante “Feira do Patrono”
17 de maio de 2019 às 19:17
(Fotos: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na sexta-feira (17), a Escola Municipal Professor Osni Vilaca Mongruel mobilizou a comunidade para a realizar a sua “Feira do Patrono”. A ação tem por objetivo reunir os pais e mostrar o trabalho desenvolvido na escola com os alunos, além de valorizar o nome do professor que dá nome à escola. Para celebrar a data de aniversário do falecido professor Osni, a escola realizou o projeto “Invasão Poética”, com o tema “Osni narra Vinícius”.

As poesias de Vinícius de Moraes foram trabalhadas em sala de aula e declamadas pelos alunos, entre elas as consagradas “Arca de Noé” e “O Pinguim”. Segundo a diretora Bianca Maria Novak Lacerda, a feira é uma oportunidade de somar os conteúdos curriculares com a experiência lúdica da temática. “Na feira aproveitamos todos os conhecimentos que são desenvolvidos em sala. Além realizar integração entre as turmas”, comenta Bianca, organizadora do evento.

O Conselho Escolar também aderiu às atividades da Invasão Poética, incentivando as crianças no desenvolvimento da leitura e à participação dos pais na escola. Para Tatiana Godoy, mãe e membro do conselho, a participação nos eventos é importante para acompanhar o aprendizado. “Conseguimos entender o ensino com mais clareza”, relata a mãe de Ruan Godoy, da turma do 2º ano.

Além da comunidade esteve presente a família do patrono, que prestigiou o evento e visitou os espaços da escola – levando o bolo da festa. Conforme Osni Mongruel Junior, a visita na escola é uma tradição há 17 anos. “Para nós da família, não tem melhor forma de comemorar o aniversário de meu pai, do que estar onde ele mais gostava, na escola”, expõe Osni, filho do patrono.