Correio dos Campos

Projeto ‘Quali & Tec’ retoma qualificação profissional no próximo dia 30

Neste ano, além de estudantes de cursos técnicos, programa vai abranger ensino médio e superior
11 de maio de 2019 às 15:35
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), promoveu uma reunião técnica do projeto Quali & Tec, programa que proporciona a estudantes de cursos técnicos da rede estadual de ensino orientação e qualificação para o mercado de trabalho. O projeto é fruto de uma parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), Faculdade Sant’Ana, Senac, Senai e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e a primeira ação do projeto acontece no próximo dia 30, no Colégio Estadual Regente Feijó.

De acordo com o coordenador do projeto, Nilton Bahls, o Quali & Tec inicia no ano de 2019 com uma nova formatação que criará maiores condições de aprendizado para os estudantes e acesso ao mercado de trabalho. “Contaremos agora com uma palestra inicial, disponível para todos os participantes e, na sequência, disponibilizaremos diferentes oficinas práticas com duração de duas horas, relacionadas aos cursos técnicos, propiciando a ampliação do conhecimento e de oportunidades para esses estudantes”, afirma.

Na nova configuração, o projeto será disponibilizado também para os estudantes do ensino médio regular. Ao todo, 12 colégios estaduais do munícipio possuem cursos técnicos e a ação ocorrerá de forma rotativa, sempre em uma instituição diferente e com uma diversidade de oficinas que os estudantes poderão escolher.

Outra novidade é a proximidade com o ensino superior, com o objetivo de fornecer aos participantes “educação e qualificação continuada”, como afirma o coordenador do projeto. Segundo Bahls, a proposta é oferecer aos alunos dos cursos técnicos conhecimentos acerca da realidade acadêmica do ensino superior e facilitar o egresso destes estudantes.

De acordo com o secretário da SMICQP, José Loureiro, a iniciativa que já qualificou mais de dois mil estudantes em Ponta Grossa é “vista com bons olhos pelo Governo Estadual, que enxerga o Quali & Tec como um exemplo a ser aplicado em outras regiões do Paraná”.