Correio dos Campos

Exposição de fotografias ‘Entre Corpos’ abre nesta sexta-feira

Mostra reúne imagens que falam sobre o corpo humano e suas relações.
10 de maio de 2019 às 10:59

IMPRENSA/Ponta Grossa – Corpos nus que abrigam os fetiches e desejos, a vergonha e a repressão, o prazer e a liberdade. Para além do corpo está o olhar, que desnuda, constrange, inibe, reprime e intimida. Assim se define a exposição de fotografias ‘Entre Corpos’, que abre nesta sexta-feira, 10 de maio, a partir das 20h, na Galeria João Pilarski (1º andar do Centro de Cultura). A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos.
A mostra reúne os artistas Andreia Spanholi, Camila Krinski, Grasiele Santos, Jéssica Resseti Navarro, Jessica Santos, Mayara Bovary, Nelson Silva Junior e Willian Cabral Nunes. Segundo Nelson e Andreia, que assinam a curadoria da exposição, o trabalho é resultado de exercícios do olhar sobre o corpo do outro, trazendo cores, linhas, formas, texturas, luzes e sombras como elementos que compõem esse olhar.
“Para os fotógrafos, o corpo surge como suporte do trabalho, da ciência, da arte e da vida. O corpo como essência, que nos transporta, nos abriga, nos representa, nos mantém vivos. É desse corpo que a exposição fala”, destaca Nelson, que é professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A exposição tem o apoio da UEPG e da Fundação Municipal de Cultura, e segue aberta à visitação até o dia 10 de junho. O Centro de Cultura abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Exposições de maio
Ponta Grossa possui um roteiro com diversas exposições abertas à visitação do público. Até o dia 31 de maio, a Biblioteca Pública recebe as fotografias do projeto de extensão Lente Quente, com imagens que retratam a ação Curta sua Orquestra, que percorreu diversos bairros no ano de 2016. O espaço abre das 9h às 11h e das 12h às 18h. Atravessando o pátio e a chaminé do Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini, o visitante pode entrar no Centro de Música e apreciar, a partir do dia 14 de maio, as obras do artista Zunir Andrade. A exposição de pintura a óleo intitulada ‘Maio em cor’ permanecerá aberta até o dia 14 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h.

Já na Galeria Lucio Ribeiro, que fica na Estação Arte (esquina do Terminal Central), está aberta, até o dia 31 de maio, uma exposição com esculturas do Acervo Municipal de Obras de Arte. O local abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Estas três exposições são organizadas pela Fundação Municipal de Cultura.
A UEPG também promove diversas mostras neste mês. No dia 17 de maio, às 19h30, a Galeria de Artes da Proex abre a exposição ‘Anúncio de um fim próximo’, do artista e acadêmico do curso de Licenciatura em Artes Visuais, Matheus Guilherme. No recém-reinaugurado Museu Campos Gerais, o destaque é para a exposição ‘Paraná: a fotografia de Orlando Azevedo’, à mostra no salão principal. Há ainda ‘Linotipo: a imprensa nos tempos de Hugo Reis’ e ‘Salus: Histórias da Saúde’, que também podem ser visitadas no mesmo local.

A entrada em todos estes locais é gratuita.