Correio dos Campos

Pedagogia da UniSecal promove ação solidária no Lar das Vovozinhas

O ‘Trote Solidário’ acontece desde o ano de 2005 na UniSecal
30 de abril de 2019 às 19:52
Calouras e professores passaram uma tarde com as senhoras. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No último sábado, 27 de abril, as acadêmicas do 1º período, do curso de Pedagogia da UniSecal, realizaram um ‘Trote Solidário’. Durante a ação solidária, que aconteceu no Lar das Vovozinhas Balbina Branco, alunas e professores arrecadaram produtos de higiene e de limpeza pessoal. Além disso, um café e uma tarde de beleza foram promovidos pelas futuras pedagogas.

Tradição na UniSecal, o ‘Trote Solidário’ é realizado pelos calouros da instituição desde o ano de 2005. Até então, várias ações de cunho social já foram promovidas pelos alunos do centro universitário. Sobre a atividade no Lar da Vovozinhas, a professora responsável, Adriana Aparecida Antoniacomi, comenta que toda a turma se engajou com a ação solidária. “A ideia surgiu durante uma aula sobre História da Educação. Todo mundo entrou em consenso sobre ajudar pessoas idosas. Logo, surgiu a vontade de realizar o trote no Lar das Vovozinhas”, comenta a docente.

Além disso, a ação solidária foi vista com bons olhos por todos os participantes. “Foi uma tarde de elogios, tanto das acadêmicas como das pessoas que fazem parte do Lar”, finaliza Antoniacomi

Trote do bem

A Faculdade Secal foi a instituição pioneira a realizar um trote solidário na região. O primeiro foi em 2005. Na UniSecal, ao invés de ritos de passagem violentos ou ultrajantes, os calouros são recepcionados pelos veteranos com ações de cunho social e assistencial às entidades que trabalham no atendimento a grupos com vulnerabilidade social. Dezenas de entidades já foram beneficiadas com o Trote Solidário em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. A ideia inicial do projeto surgiu com o curso de Administração e depois se expandiu para as demais graduações da instituição.