Correio dos Campos

CAPACITAÇÃO INCLUSIVA: Projeto forma 26 novos profissionais da estética

18 de abril de 2019 às 14:27
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – Nesta semana, a Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SICQP) formou mais 26 profissionais em designer de sobrancelhas, através do projeto Capacitação Inclusiva. A ação é realizada em parceria com o Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade responsável por ministrar as aulas, destinadas a pessoas inscritas no Cadastro Único do sistema federal.

Para a manicure Gabriela Perlin, que já trabalha no ramo estético, a capacitação proporcionou uma nova oportunidade de renda. “Aprendemos muito no curso, principalmente as técnicas corretas para trabalhar com a sobrancelha. Com o aperfeiçoamento quero investir ainda mais nos clientes que já tenho, oferecendo uma nova opção de tratamento e, também, de faturamento”, afirma.

O curso de Designer de Sobrancelhas é um dos 13 ofertados pelo projeto. Além dele, o Capacitação Inclusiva oferece aperfeiçoamento nas áreas de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Unhas Decoradas, Maquiagem, Depilação, Atualização de Práticas de Corte e Costura Básica, Confeitaria, Corte e Costura Básica, Panificação, Salgados, Informática Básica e Eletricista Industrial. O projeto, que iniciou no fim de 2017, faz parte de um investimento de mais de meio milhão de reais da Prefeitura e que ao final qualificará 1.090 novos profissionais.

“Esse investimento tem como objetivo transformar a vida das pessoas que realizam os cursos, seja no aperfeiçoamento de uma atividade que já realizam ou na oferta de uma nova oportunidade”, afirma o secretário da SMICQP, José Loureiro. A diretora de Qualificação Profissional da secretaria, Kelyn Kris Gonçalves, acrescenta ainda que os cursos de qualificação podem ser o ponto inicial para a fomentação e independência de renda dos alunos que concluem o curso.