Correio dos Campos

Festival traz teatro de sombras sobre imigração no Paraná

17 de abril de 2019 às 15:09

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A Companhia Karagozwk, de teatro de sombras, participa da programação do Festival de Teatro e Circo em Festa , promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa e pela Fundação Municipal de Cultura, com o espetáculo ‘Menestrel conta a imigração no Paraná’. As apresentações acontecem no dia 25 de abril, às 14h e 26 de abril, às 8h30 e às 14 horas, no auditório A, do Cine Teatro Ópera, com apresentações gratuitas. Grupos ou escolas que tiverem interesse em levar os alunos precisam fazer o agendamento prévio na Fundação de Cultura pelo telefone 99118-9007 .

O diretor da Companhia Karagowzk, Marcello Andrade, revela que o espetáculo Menestrel conta a imigração no Paraná surgiu com a proposta de levar, principalmente ao público infanto-juvenil, referências sobre a identidade cultural do povo paranaense. “O Paraná é um verdadeiro caldeirão cultural, formado a partir da vinda de imigrantes de diversas etnias que trouxeram para cá tradições, gastronomia, religiosidade, trejeitos, arquitetura e uma série de outros elementos que possibilitaram ao Estado ter referências tão diversas e ricas, dando origem a um verdadeiro sincretismo cultural”, avalia.

O espetáculo conta a história dos personagens Menestrel e Esmeralda, que se encontram em frente a uma carroça muito misteriosa. Eles resolvem entrar na carroça e lá conhecem a Nona do Bem, que os leva para uma viagem mágina no livro que conta a história da imigração no Paraná. Eles percorrem várias regiões do Estado conhecendo imigrantes que aqui chegaram e deixaram suas marcas. Ao final do espetáculo, o público terá a oportunidade de conhecer os bastidores do teatro de sombras.

Aprovado pela Lei Rouanet, o espetáculo já percorreu os municípios de Curitiba, Irati, Palmeira, Prudentopólis e Guarapuava, chegando em Ponta Grossa a partir do apoio das empresas Caminhos do Paraná, Belgotex do Brasil, BRDE e Costa Ferro, além de pessoas físicas. “Esses apoios têm sido fundamentais para que possamos levar espetáculos de qualidade e de forma gratuita à população, democratizando o acesso à cultura”, considera o diretor de teatro.

Especializada em teatro de sombras desde os anos 80, a Companhia Karagowzk tem seu ateliê em Curitiba, onde desenvolve seus próprios equipamentos de iluminação de forma totalmente sustentável. O diretor da Companhia, Marcello Andrade, foi aluno do mestre teatrólogo francês, Jean Pierre Lescot, no Instituto del Teatro de Sevilla, na Espanha. A Companhia Karagozwk já representou o Brasil no X° Taller Internacional de Títeres de Matanzas-Cuba, com espetáculo e oficina sobre iluminação econômica. Também promoveu no México oficinas de teatro de sombras para artistas profissionais de formas animadas na cidade de Talaxcalana ELAT –Escuela Latino Americana del Arte de Los Títeres através do ITC Instituto Talaxcalteca de Cultura -México.

SERVIÇO

Festival Teatro e Circo em Festa
Espetáculo: Menestrel conta a imigração no Paraná
Local: auditório A, do Cine Teatro Ópera
Datas/horários: dia 25/04, às 14 horas e dia 26/04, às 8h30 e às 14 horas
Ingresso: gratuito
Grupos e escolas agendar pelo telefone 99118-9007