Correio dos Campos

Stocco quer abolir uso de copos plásticos na Câmara Municipal de PG

Vereador é autor de projeto que quer diminuir uso de papel no Legislativo. Nova proposta pede fim do uso de copos de plástico.
16 de abril de 2019 às 16:21

Uma Câmara Municipal mais sustentável e ecologicamente responsável. Esse é o objetivo do vereador Geraldo Stocco (REDE), autor de um pedido para que o Legislativo Municipal de Ponta Grossa elimine (ou diminua drasticamente) o uso de copos plásticos no âmbito administrativo. A proposta de Stocco foi enviada ao presidente da Casa de Leis, Daniel Milla (PV), e pede uma avaliação sustentável do uso de objetos de plástico.

A proposta do vereador foi apresentada nesta segunda-feira (15) e se soma a outras medidas no âmbito da sustentabilidade – Stocco também é autor de um projeto de resolução interna que também quer diminuir drasticamente o uso de papel no Legislativo. “Além do uso excessivo de papel, também notamos que há um uso excessivo de copos plásticos. Algo que pode ser facilmente combatido”, avalia Stocco.

Ao propor a diminuição do uso de papel, Stocco sugere que o Legislativo passe a usar tablets e outros mecanismos de informática para que os vereadores tenham acesso aos projetos de lei e pareceres discutidos. “Essa é uma forma simples e barata de substituir o uso de papel para aquilo que não for estritamente obrigatório e necessário. Ponta Grossa pode sair na frente neste sentido”, defende o vereador.

Stocco também é autor de um projeto de lei que pede o fim do uso de canudos descartáveis – a proposta prevê que tais canudos sejam substituídos por uma versão biodegradável. “O canudo que nós usamos quase que automaticamente é um bom exemplo de um aspecto que pode ser facilmente alterado em nossa vida. Precisamos pensar de forma mais sustentável”, conta.

Copo plástico abolido no gabinete

Stocco e os três profissionais que compõem sua equipe já aboliram o uso do copo plástico no gabinete do vereador – a ideia é dar exemplo e conscientizar os outros 22 vereadores e funcionários sobre o assunto. “Se tivermos um consenso dos parlamentares sobre isso, poderíamos ao menos reduzir em muito o uso interno de copos plásticos”, conta o vereador da Rede Sustentabilidade.