Correio dos Campos

Prefeitura realiza capacitação integrativa dos Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde

9 de abril de 2019 às 19:41
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Durante toda essa semana a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), estará realizando uma capacitação integrativa dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACE). Essas capacitações fazem parte de um projeto aplicativo, que foi resultado do treinamento em entomologia, que aconteceu em Brasília, no ano de 2018 e seguem as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica a Saúde (PNAB).

A atividade iniciou nesta tarde de terça-feira (9) e segue até sexta-feira (12), os envolvidos foram divididos em duas turmas, das 13h30 às 17h, no Cescage, unidade central. Aproximadamente 430 funcionários estão envolvidos na capacitação. “Nesse primeiro encontro nos falaremos sobre a importância dessas duas classes trabalharem integradas em suas ações conforme preconiza a PNAB, e também sobre os vetores da dengue, febre amarela, Zika, chikungunya e métodos de controle. Todas essas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, Aedes aegypti”, destaca coordenadora de Vigilância em Saúde, Priscila Alves.

O treinamento também está sendo uma estratégia de ação do plano de combate à Febre Amarela e Dengue, pois o tema está sendo reforçado com os Agentes. A capacitação é promovida pela equipe do departamento de Zoonoses municipal.

Treinamento exército

Ainda nesta semana, a equipe da Zoonoses também realizou uma capacitação para os militares do exército. O tema abordado também foi o Aedes aegypti, porém com foco apenas na doença febre amarela, pois serão realizadas novas ações em parceria. Na última semana, cerca de 70 pessoas foram envolvidas na atividade, desde militares, agentes de endemias e equipe de apoio.

A ação contemplou a região da Santa Paula, Shangrilá, Taquari e Verona, localidades com maior índice de infestação predial, e percorreu 7.935 imóveis. “A atividade foi muito positiva, conseguimos orientar a população sobre a importância da vacinação e explicar que o inseto transmissor da doença é o Aedes aegypti, também conhecido por causar a dengue, zika e chikungunya. Nossa intenção com o treinamento foi passar o maior número de informações referente a doença, para estarmos ainda mais preparados para a próxima ação em conjunto”, explica o coordenador da Zoonoses, Leandro Inglês.