Correio dos Campos

Hospital da Criança registra aumento em atendimento de urgência

8 de abril de 2019 às 17:32
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – “Desde do anúncio da inauguração do novo Pronto Atendimento Infantil (Pai) 24h, a população passou a procurar mais os serviços de urgência e emergência do Hospital da Criança. Já registramos um aumento de aproximadamente 15%”, destaca a diretora do Hospital Municipal João Vargas de Oliveira, Raquel Mocelin. A média mensal de atendimento era de 3500 pacientes por mês, mas nas últimas duas semanas este número subiu 14,28%.

A população passou a contar com uma estrutura totalmente nova, desde salas de curativo, inalação, farmácia, laboratório para coleta de exames, consultórios, atendimento de serviço social e ainda com a sala de acolhimento para vítimas de violência, onde elas não ficam expostas na recepção e são atendidas por enfermeiro, assistente social, psicólogo e médico. “Além de todos os novos espaços, nós destacamos o sistema integrado. Agora a população tem mais segurança no que diz respeito ao prontuário, ele não é mais manual (papel), não correndo o risco de evasão com a ficha de atendimento. Com tudo informatizado, as informações estarão sempre no sistema”, explica a diretora.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) acredita que o aumento se deu principalmente por dois motivos, a grande repercussão dada a nova estrutura e também pelas doenças respiratórias sazonais a esta época do ano. “Nós temos uma equipe técnica completa atendendo 24h por dia, com três médicos plantonistas que atuam em sistema de livre demanda. Com a nova estrutura é possível agilizar os atendimentos, pois segue o fluxo de pacientes conforme orientação de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, com áreas específicas de espera e fluxo unidirecional de pacientes”, ressalta Raquel.

O Hospital conta hoje com uma decoração com nova proposta, voltado para o público infantil, formas geométricas, cores, brinquedos para acolher e tornar o momento de consulta ou de intervenção médica um pouco mais suave. “Hospital está muito mais bonito, usei o serviço algumas vezes, quando tive que trazer meus filhos para atendimento. Hoje, por exemplo, estou com a minha filha, ela não passou bem ontem, vim para cá, foi muito bem atendida, ela recebeu os medicamentos e agora está em observação. A equipe é muito boa e o hospital está lindo. Confio no serviço”, diz a mãe Regiane Moreira. A estrutura é referência de urgência e emergência na pediatria na cidade.