Correio dos Campos

Pousos e decolagens no Aeroporto Sant’Ana aumentam 250% em março

Percentual refere-se à comparação com o mesmo mês de 2018
5 de abril de 2019 às 13:18
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – O Aeroporto Municipal Comandante Antônio Amilton Beraldo, através da Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), divulgou nesta sexta-feira (05), o balanço do movimento do aeródromo em março. No período foram realizados 1.558 pousos e decolagens, registrando alta de 250% quando comparado ao mês de março do ano passado. Já embarques e desembarques totalizaram 4.374 passageiros, valor 139% maior que o número de deslocamentos de passageiros em 2018.

Os voos referentes ao aeroclube permanecem como os que mais movimentam o Aeroporto Sant’Ana. De um ano para o outro, foi registrada a adição de exatos mil pousos e decolagens, com o aumento de 1.936 passageiros. A aviação regular, que atualmente oferta quatro voos semanais com destino a Campinas (SP) também registrou alta. Em março, decolaram e pousaram no Aeroporto Sant’Ana seis voos a mais que no ano passado, com um aumento de 574 passageiros. Assim como as demais, a categoria geral, que engloba voos executivos e de serviços, como o aeromédico, também registrou aumento.

Para o superintendente do Aeroporto Sant’Ana, os números reforçam a importância do serviço prestado, que fomenta toda a região dos Campos Gerais. “Além disso, o aumento da movimentação mensal que o aeroporto vem registrando justifica os investimentos que são realizados, como os R$ 35 milhões anunciados em investimentos estruturais, que estão por vir, e que poderão angariar novos voos e a circulação de aeronaves maiores”, afirma.

O anúncio do investimento de R$ 35 milhões ocorreu no mês de fevereiro, em Brasília, em reunião do prefeito Marcelo Rangel com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann. Na ocasião, Ratinho Júnior afirmou a importância do aeroporto não só para o município de Ponta Grossa, mas para todo o estado. A verba deverá ser destinada a melhorias no terminal de passageiros, estacionamento de veículos, taxiway, pátio e área de giro de aeronaves.

De acordo com o secretário da SMICQP, José Loureiro, tanto a secretaria quanto a Prefeitura de Ponta Grossa continuarão com investimentos no local para que no futuro o aeroporto receba também alternância de voos e aumente ainda mais o fluxo de passageiros, beneficiando toda a região.