Correio dos Campos

Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa abre Campanha do Agasalho neste domingo

4 de abril de 2019 às 10:17
(Imagens: Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A Campanha do Agasalho, promovida pela Fecomércio PR – SESC/SENAC, irá começar com muita música nos Campos Gerais. A Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, unidade mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, irá realizar neste domingo, 07 de abril, às 20h, no Cine-Teatro Ópera, um concerto especial para a abertura da campanha, intitulado ‘Música para aquecer o coração’.

O ingresso já pode ser retirado na unidade do SESC (Rua Theodoro Rosas, 1247 – Centro) mediante a doação de um agasalho, cobertor ou calçado em bom estado. No domingo – dia do concerto – haverá um plantão de trocas até às 18h no SESC e a partir das 18h30 no hall do Cine-Teatro Ópera. Esta será a primeira ação conjunta do SESC e da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa em prol da Campanha do Agasalho.

Everson Furtado, gerente da unidade SESC Ponta Grossa, relata que em 2018 houve recorde de arrecadação: foram mais de 470 mil peças em todo o Paraná, sendo 32 mil somente em Ponta Grossa. Pela proporção da campanha do ano passado, a equipe coordenadora propôs um ato marcante para o lançamento da campanha de 2019, unindo a solidariedade com a música. “Com toda a solidariedade e mobilização do ano passado foi pensada uma ação maior para abrir a campanha e dar ainda mais visibilidade”, completa Everson.

Neste concerto, a OSPG apresentará obras dos compositores Elgar, Holst, Dukas, Strauss, Rossini e Copland. O repertório irá passear por períodos musicais diferentes. Nas duas primeiras obras que serão apresentadas, ‘Fanfare for The Common Man’ e ‘Fanfare pour précéder La Péri’, o público irá apreciar os instrumentos que compõem a família dos metais. Já a última peça, ‘Guillaume Tell – Abertura’, pinta um quadro musical da vida nos Alpes Suíços, o cenário da ópera escrita pelo compositor italiano Gioachino Rossini. “Quem comparecer estará ao mesmo tempo apreciando belíssimas obras musicais e ajudando a aquecer o inverno de quem necessita”, afirma o maestro da orquestra, Rafael Rauski.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho acontece em todo estado do Paraná desde 2009, sempre de abril a agosto. Após o recolhimento das doações é feita uma triagem por voluntários da campanha, e o material arrecadado é organizado e encaminhado para as instituições parceiras de cada cidade. Quem tiver interesse em participar como voluntário da triagem pode entrar em contato com o SESC Ponta Grossa e se cadastrar. Após o trabalho é emitido um certificado de participação.

As instituições que desejam receber os agasalhos também podem se candidatar nas unidades do SESC. “Tenho certeza que com esse concerto as pessoas irão se solidarizar ainda mais com a campanha, separando o que tem em casa e ao mesmo tempo prestigiando a orquestra em uma apresentação exclusiva para o lançamento”, completa Everson.