Correio dos Campos

Ministro diz a Aliel que não renovará concessão de pedágios no Paraná

Declaração foi feita ao parlamentar durante reunião da Comissão de Transportes
4 de abril de 2019 às 10:20
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou ontem, 03, durante reunião da Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados, que o Governo Federal irá retomar a concessão das estradas federais que hoje estão sob responsabilidade do Paraná. A declaração foi feita ao deputado federal Aliel Machado (PSB), integrante da Comissão, que havia questionado o ministro sobre a situação da concessão do Anel de Integração.

Durante sua fala, Aliel lembrou a situação atual das concessões, que estão prestes a terminar, e pediu a intervenção do governo federal para que os contratos não voltem a incorrer nos erros passados. “Se descobriu um grande esquema no Paraná em relação as rodovias federais que foram delegadas ao Estado e que hoje tem um dos pedágios mais caros do Brasil”, disse.

O parlamentar alertou para os problemas enfrentados pelos paranaenses com o atual modelo. “Muito importante a atuação do governo para fazer nos moldes que já foram feitos pelo governo federal e não entregar essa negociação que a gente viu que não deu certo. Esse modelo do Paraná tirou dinheiro do nosso povo, do setor produtivo, e criou problemas graves”, destacou Aliel.

O ministro da Insfraestrutura respondeu ao questionamento com clareza.”Nós não vamos prorrogar a delegação, nós vamos trazer isso para o governo federal e vamos estruturar concessões para que o usuário perceba porquê tá pagando pedágio e vamos trazer um modelo que a gente abaixe a tarifa e consiga trazer mais investimento”, revelou Freitas.

O ministro ainda fez questão de destacar o trabalho do parlamentar na Câmara. “Me lembro do Aliel chegando na Câmara com muito entusiasmo. A declaração dele me deixou muito feliz. Aliel é um deputado de oposição, mas que não tá fazendo oposição pela oposição. Mas uma oposição responsável e construtiva e tenho certeza que é isso que vai levar a transformação do país”, disse Freitas.

Anel de integração

Desde 1997, durante o Governo Federal de Fernando Henrique Cardoso e Estadual de Jaime Lerner, seis empresas são responsáveis pela concessão de mais de 2 mil quilômetros de rodovias paranaenses no chamado “Anel de Integração”. O período das concessões delegado pelo governo federal ao Estado do Paraná foi de 24 anos, encerrando em 2021.

Recentemente o ex-governador Beto Richa e mais 32 pessoas foram denunciadas pela Lava-Jato por corrupção em contratos de concessão. De acordo com os procuradores do Ministério Público Federal (MPF), o esquema desviou R$ 8,4 bilhões em reajustes e obras que não foram feitas.