Correio dos Campos

Professores de Direito da UniSecal são aprovados em mestrado e doutorado

Docentes foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR
3 de abril de 2019 às 09:21
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os professores do curso de Direito da UniSecal, Aknaton Toczek Souza e Thayan Gomes da Silva, foram aprovados, respectivamente, no doutorado e mestrado de Sociologia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O primeiro docente defendeu sua tese ‘A Farda e a Toga – dois lados da mesma tragédia: uma etnografia da política e práticas do sistema de justiça criminal (SJC)’. E o segundo teve como título de sua dissertação ‘A farda é mais bonita: um estudo sobre a hipermilitarização por intermédio da representação dos guardas municipais de Ponta Grossa’.

Doutorado

Aknaton pesquisou sobre a relação entre o poder judiciário e a polícia militar a partir dos rituais de interação jurídicas face a face – em especial alguns tipos de audiências – e processuais. “Minha tese é que há um processo de interação especial entre agentes institucionais, gerando uma interdependência entre as instituições que conforma um processo de militarização das práticas jurídicas penais e por consequência um aspecto específico daquilo que chamamos de hipermilitarização”, salienta Souza.

Com novos planos para a área acadêmica, como novos grupos de pesquisa dentro do curso de Direito da UniSecal, o professor ressalta a conquista do doutorado. “Foram anos maravilhosos que pude aprender com grandes pesquisadores e vislumbrar aulas e temas incríveis que me transformaram ao longo do processo”, comenta o educador.

Mestrado

A linha de pesquisa de Thayan foi relacionada à violência, sistema de justiça criminal e o controle social. “Estudei sobre a representação dos guardas municipais de Ponta Grossa, a segurança pública e seu exercício, assim como se a instituição é militarizada constituindo a hipermilitarização da sociedade”, explica Silva.

Sobre a aprovação, o docente enfatiza que é uma sensação de dever cumprido e que já pensa em novos projetos. “Tenho sim novos planos. Nessa linha de pesquisa, pretendo tentar ainda nesse ano o doutorado na UFPR, para dar continuidade no conhecimento e na vida acadêmica”, finaliza.

Pós-Graduação em Sociologia

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia tem o Conceito CAPES 5 (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Nos parâmetros da CAPES, a nota 5 é atribuída a cursos de excelência em nível nacional e as notas 6 e 7 correspondem a cursos de qualidade internacional.