Correio dos Campos

Colégio de Ponta Grossa desenvolve cultura do teatro desde a Educação Infantil

Temas relacionados aos conteúdos abordados em sala
3 de abril de 2019 às 11:00
(Imagens: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Muitos especialistas na área de educação são categóricos ao afirmarem a relevância da cultura do teatro nas escolas desde cedo. Seja pelo ponto de vista da formação do estudante como aluno, mas também como formação do cidadão. Com o propósito de fugir da mesmice e ir além, o Elite Rede de Ensino – unidade Ponta Grossa – tem o programa chamado Teatro na Escola que reúne a criançada da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I.

No Teatro na Escola, o colégio contrata uma equipe profissional de teatro para a apresentação. Os temas se relacionam às temáticas sociais abordadas em sala de aula. Em um segundo momento, os professores participam debatendo a temática abordada na peça.

O projeto visa abordar através da dramatização temáticas importantes, além de levar arte e cultura para cada unidade do Elite. E também serve como pontapé inicial para um outro projeto da rede, Palco de Elite, que acontece no fundamental II e Médio.

“O teatro vai muito além da representação de histórias, auxilia no desenvolvimento da criança, em seu crescimento pessoal e cultural, permitindo a ela muitas emoções e também explorar sua imaginação. A utilização do teatro como recurso pedagógico faz com que os alunos apresentem as suas opiniões e se tornem muito mais críticos, elementos fundamentais nos dias atuais”, destaca Carla Medeiros, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Fundamental I, no Elite Rede de Ensino – unidade Ponta Grossa.

Para Carla, o espetáculo de 2019 ” Ai! Sumiram os Brinquedos” traz uma peça repleta de diversão, emoção, reforça valores de amizade, convívio social e resgata brinquedos e brincadeiras de todos os tempos.

Sinopse da peça de 2019 – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Ai! Sumiram os Brinquedos.

Pimenta e Docinho recebem uma visita inesperada de um mensageiro das brincadeiras, que está rodando o mundo, para apresentar a todas as crianças os brinquedos brincantes que estavam sumidos há muitos anos.

Com a linguagem Clown, eles viajam neste resgate aos brinquedos antigos e descobrem que estes brinquedos não funcionam com baterias, pilha ou botão e sim com a energia e a magia de cada criança.