Correio dos Campos

Prefeitura intensifica vacinação contra Febre Amarela

2 de abril de 2019 às 13:45
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Em reunião na manhã desta terça-feira (2), a equipe técnica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estabeleceu novas metas de trabalho para atingir o público-alvo da vacinação contra febre amarela. A partir de hoje algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com horário estendido para atendimento a comunidade e a Prefeitura Municipal disponibilizará o Ônibus da Vacina no Terminal Central.

“A medida foi tomada para que todos tenham a oportunidade de se vacinar, as 19 Unidades com sala de vacina estão trabalhando de segunda a sexta-feira para conseguir atingir a meta de 80% do público-alvo imunizado. Estamos com as UBS com estoque, mas a população precisa procurar o serviço e garantir a imunização contra a doença”, explica a presidente da FMS, Angela Pompeu.

As salas de vacina trabalham das 9h às 16h, mas a FMS deixará três delas com horário estendido. A UBS Cyro de Lima Garcia (Oficinas), Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) e Romulo Pazzinato (Nova Rússia) atenderão a população até às 18h de hoje a sexta-feira (5). “Essas UBS são estratégicas, pois ficam ao lado dos terminais de transporte coletivo, fazendo com que seja mais fácil e rápido para as pessoas que ainda não se vacinaram”, ressalta a coordenadora da Atenção Primária, Julita Rentschler. Além das UBS com horários estendidos, a Prefeitura também deixará disponível o Ônibus da Vacina dentro do Terminal Central. A equipe atenderá exclusivamente pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela, das 17h às 20h.

Paralelo à essas ações, equipes das UBS estão realizando busca ativa de pessoas que moram em zona rural e próximo de matas. Esta atividade foi denominada de ‘Corredor Verde’. “Nossas equipes estão trabalhando fortemente com o público mais exposto a doença. Desde semana passada iniciamos uma atividade que consiste em bater de porta em porta dos moradores de áreas, próximo a matas. A intenção é que 100% destes moradores sejam imunizados”, destaca o médico, Rodrigo Manjabosco.

A FMS alerta que todas as pessoas que já se vacinaram não precisam procurar as salas de vacina para se imunizar, pois uma vez aplicada a dose valerá para a vida toda. E ainda destaca que o público-alvo são as pessoas de 9 meses até 59 anos, 11 meses e 29 dias, já idosos e gestantes devem passam por avaliação médica nas UBS. “Nossa intenção não é limitar vacinas, mas sim oferecer segurança, por isso a necessidade de algumas pessoas passarem por avaliação médica. Esta avaliação acontece de segunda a sexta, em qualquer uma das 54 UBS do município, não precisando ser necessariamente nas que contem salas de vacina. Nos horários estendidos e mutirões não é realizado avaliação”, finaliza Manjabosco.

Todas as pessoas que forem procurar os locais de vacina devem estar com a carteira de vacina, documento com foto e cartão SUS.

Vacinação na sexta-feira (5) para funcionários

A equipe responsável pela imunização municipal também irá disponibilizar vacinas para os funcionários da Prefeitura. Na sexta-feira (5), os servidores que ainda não se imunizaram poderão procurar o departamento da Medicina do Trabalho, localizado no Paço Municipal, para garantir a vacinação.

Assim, como toda a população, os funcionários também deverão levar sua carteira de vacina. O departamento ficará disponível das 9h às 16h para atender este público.

Mutirão de vacina no sábado (6)

Na reunião também foi decidido nova ação no final de semana. O mutirão acontecerá no sábado (6) em três salas de vacina, são elas: A UBS Cyro de Lima Garcia (Oficinas), Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) e Romulo Pazzinato (Nova Rússia) e também no Terminal Central. O horário de atendimento será das 9h às 20h em todos os lugares citados acima.

O último mutirão aconteceu no dia (30) e vacinou aproximadamente 3500 pessoas.