Correio dos Campos

Stocco quer evitar aumento do preço do Uber em PG

Vereador deu parecer contrário ao projeto do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) que encareceria o serviço
27 de março de 2019 às 11:38
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – O vereador Geraldo Stocco (Rede) deu parecer contrário a uma emenda do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) a um projeto que tramita na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). A emenda o projeto de lei (PL 226/2017) prevê que haja uma série de regulamentações no serviço e, consequentemente, encarece o serviço de transporte por aplicativo no município, especialmente dos motoristas que atuam no Uber e no 99.

Segundo Stocco, a proposta iria onerar o serviço e trazer consequências negativas para quem usa o serviço. “Muitas pessoas tem usado aplicativos como o Uber e o aplicativo 99 como forma de se locomover pela cidade. Além disso, muitas pessoas que estão desempregadas têm tais aplicativos como única forma de renda”, destaca o vereador que é membro da Comissão Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF).

Na visão do vereador, o caminho para regulamentar a prática dos aplicativos de transporte no município é desburocratizar a concorrência, especialmente modernizando o serviço público municipal de táxi. “Temos que igualar as condições de competição entre taxistas e motoristas de aplicativo, garantindo concorrência justa e não burocratizar e taxar ao extremo o serviço que está chegando. Isso prejudica o consumidor”, conta o vereador da Rede Sustentabilidade.

O parecer contrário de Stocco será votado em plenário e o vereador acredita na manutenção da medida. “Espero que a Câmara vote pela manutenção do preço justo para quem vive e para quem usa o transporte feito via aplicativo. Hoje essa é uma opção que gera muita renda e é uma opção de emprego em um momento de crise. Temos que ser sensíveis a isso e pensar nestas pessoa”, pondera o vereador.