Correio dos Campos

Cine-teatro ópera registra público aproximado de 50 mil pessoas em 2018

Ao todo foram 148 eventos ao longo do ano entre eventos culturais, palestras e oficinas
21 de março de 2019 às 20:25
(Divulgação)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – O ano de 2018 foi movimentado no Cine-Teatro Ópera, maior teatro da cidade e mantido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Ao longo do ano foram realizados 148 eventos que registraram aproximadamente 50 mil pessoas nas plateias.

O mês com maior número de espetáculos foi junho com 24 atividades e um púbico de 8.900 pessoas. Entre as ações desenvolvidas neste mês houve Festival Literário dos Campos Gerais, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, com palestras com Luís Henrique Pellanda, Henrique Schneider, Etel Frota e Domingos Pelegrini.

Já o maior público foi registrado em novembro com 10.665 entre os 23 eventos promovidos no mês. O maior público foi registrado durante a 46ª edição do Festival Nacional do Teatro. As artes cênicas marcaram presença também no mês de abril, durante o Festival Teatro e Circo em Festa, com público de 965 pessoas entre as sete peças locais apresentadas e o espetáculo “Hoje é dia de Rock”.

A cena do ballet e da dança também passou pelos palcos do Cine-Teatro Ópera ao todo tiveram 43 eventos, entre iniciativas particulares e da Fundação Municipal de Cultura, com público de 21.454 pessoas.

História do Cine-teatro Ópera

Construído no ano de 1947 em estilo art-decô o Cine Teatro Ópera marca materialmente o inicio da modernidade arquitetônica em Ponta Grossa. Foi o primeiro prédio ponta-grossense construído com base no processo de verticalização em que muitas cidades brasileiras implantavam nesta época como modelo da modernidade. Hoje o imóvel é tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) de Ponta Grossa e faz parte do conjunto patrimonial, arquitetônico, cultural e artístico da cidade.