Correio dos Campos

Professoras da rede municipal reforçam qualidade do curso de Pedagogia da UniSecal

‘Diálogos Abertos’ promoveu encontro entre acadêmicas, professoras e equipes gestoras de escolas e CMEIs
14 de março de 2019 às 13:56
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – O curso de Pedagogia da UniSecal promoveu o ‘Diálogos Abertos’, evento direcionado para os acadêmicos da graduação e profissionais da rede municipal de ensino. Com o objetivo de oportunizar as alunas que estão iniciando o Estágio Supervisionado Curricular o contato direto com as equipes gestoras de algumas escolas e CMEIs municipais de Ponta Grossa (PR), a atividade aconteceu na última terça-feira, 12 de março, no auditório do SESC.

Pedagogia da UniSecal é referência para professores

Durante o encontro entre as equipes gestoras, professores e acadêmicos, a troca de experiências e ideias do ‘Diálogo’ poderão contribuir na formação dos alunos de Pedagogia da UniSecal, é o que conta a coordenadora da graduação, Patrícia Vosgrau de Freitas. “É uma forma de diminuir a distância entre o processo de formação e o local de atuação profissional, para que os estudantes entendam como é na prática estar atuando nessas escolas e CMEIs”, explica a docente.

Representando a Escola Municipal Vereador Orival Carneiro Martins, a pedagoga Ceres Berthier Gehlen comenta que é uma satisfação estar participando do ‘Diálogos Abertos’. “É um evento importante, porque as instituições de ensino superior (IES) têm que estar ao encontro com o chão da escola”, diz Gehlen. Sobre a participação do curso de Pedagogia do Centro Universitário nas escolas, a professora afirma que “são muitas estagiárias da UniSecal e isso para nós é muito importante, pois estamos sendo úteis para o ensino dos universitários”, finaliza.

Já para Liliamari Bastos, da Escola Municipal Frei Elias Zulian, o curso de Pedagogia da UniSecal tem feito a diferença no ensino dos ponta-grossenses. “A UniSecal é uma IES de alto nível é adoro as estagiárias do curso de Pedagogia. Tenho certeza que é uma das melhores faculdades de Ponta Grossa (PR)”, exalta Bastos.

Diferencial no mercado de trabalho

Com 95% das alunas do 4º ano já estando em contextos escolares como estagiárias ou docentes na rede pública e privada de Ponta Grossa (PR), segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, a graduação tem nota 4 no Conceito de Curso (o Ministério da Educação avalia em uma escala de 1 a 5), aulas presenciais e professores que estão envolvidos diretamente na educação da cidade. “Nós sempre fazemos projetos em parceria com a rede municipal e com certeza a graduação de Pedagogia da UniSecal é um ícone dentro de todos os espaços da rede”, explica Freitas.

O ‘Diálogos Abertos’ foi realizado pelas professoras da UniSecal: Patrícia Vosgrau de Freitas, Juliana Sauerbier, Perla Cristiane Enviy e Rosangela Martins Silveira. Além das docentes, várias equipes gestoras de escolas e CMEIs municipais marcaram presença no evento.