Correio dos Campos

Prefeitura e Conselho abrem chamada para apresentação de estudos sobre cultura em PG

Interessados podem se inscrever até o dia 24 de março
14 de março de 2019 às 17:10

Luana Caroline Nascimento – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura, e o Conselho Municipal de Política Cultural, abriram a chamada de trabalhos para o I Seminário de Estudos Culturais de Ponta Grossa. O evento é voltado para estudantes (graduandos e pós-graduandos de todos os níveis), professores, pesquisadores, gestores e demais profissionais, com o objetivo de conhecer, debater e compartilhar as pesquisas realizadas sobre o setor cultural na cidade.

Serão selecionados até seis trabalhos em formato de resumo expandido (entre quatro e seis laudas) para serem apresentados no dia 04 de abril, integrando a programação da 20ª Conferência Municipal de Cultura. No caso dos estudos já concluídos e aprovados (TCC, monografia, dissertação e tese), o pesquisador deverá anexar também a versão final completa do trabalho.

De acordo com o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy, a ideia do seminário surgiu a partir da necessidade de se conhecer o que está sendo produzido no campo acadêmico. “Sabemos que, ao longo dos últimos anos, pesquisadores das mais diversas áreas têm realizado importantes pesquisas sobre o campo cultural na cidade. Nossa proposta é abrir um espaço para que a comunidade e a gestão pública possam conhecer esses estudos, que poderão refletir diretamente na condução das ações de política cultural em Ponta Grossa”, destaca.

Há seis eixos temáticos para os trabalhos: Consumo cultural, Produção cultural, Comunicação e Cultura, Gestão e políticas públicas culturais, Patrimônio cultural e Economia criativa. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão técnica, sendo levado em consideração a relevância do estudo para a cidade e para as políticas culturais, a qualificação das conclusões apontadas e o uso do referencial teórico-metodológico apropriado.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura, no período de 13 a 24 de março de 2019. A homologação dos inscritos será publicada no dia 25 de março e o resultado final até o dia 29 de março. Após a leitura do edital, maiores informações podem ser sanadas no telefone 3220-1000 ramal 2085.