Correio dos Campos

Jornalismo da UniSecal leva alegria à crianças e adolescentes em ‘Trote Solidário’

Ação solidária foi promovida pelos calouros da UniSecal e teve parceria do curso de Jornalismo da UEPG
12 de março de 2019 às 14:10
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – No dia 8 de março, o curso de Jornalismo da UniSecal promoveu um ‘Trote Solidário’ na Casa do Menor Irmão Cavanis, que atende mais de 300 crianças e adolescentes nas áreas da educação, assistência e promoção social em Ponta Grossa (PR). Além de diversas atividades recreativas, os acadêmicos também doaram itens como: E.V.A, cartolina, tinta facial, pincéis, tinta guache, cola branca, refil de cola quente e cadernos universitários.

Ajuda a mais

Esse ano, os alunos da UniSecal contaram com um parceiro a mais para as atividades. É que o Centro Acadêmico João do Rio, de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), também colaborou, com sete alunos, sendo seis calouros de 2019. A parceria veio após uma ação de trote violento de alunos do 2º ano do curso da universidade pública, que na recepção que fizeram, ofenderam os estudantes da UniSecal.

Após serem alertados do cunho pejorativo e maldoso do trote que estavam promovendo, esses alunos se desculparam publicamente. Ao mesmo tempo, os alunos da UniSecal não aceitaram a provocação e convidaram para que ao invés de insultar futuros colegas de profissão, eles se unissem à corrente do bem que o Trote Solidário representa e estivessem lado a lado com eles na Casa Irmãos Cavanis. Deu tudo certo e as crianças tiveram a companhia de alunos das duas faculdades.

Ação solidária

Sobre a importância da participação da comunidade ponta-grossense dentro da instituição, o coordenador geral da Casa do Menor Irmão Cavanis, Marcelo Oliveira comenta que, “além de acolher essas crianças e jovens, acolhemos também à comunidade de uma forma geral para somar com a gente, em nosso trabalho, para fortalecer e potencializar os vínculos e a relação social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e risco social, em uma perspectiva de superação, ressignificação e de promoção social”, explica.

Para Ana Letícia, aluna há cinco anos na ‘Casa do Menor’, a ação solidária foi inesquecível. “Foi maravilhoso, em que pessoas muito boas vieram participar conosco dessa celebração, com brincadeiras, recreação, entre outras atividades. Eles alegraram nosso dia e eu gostei bastante de todas às atividades”, exalta Letícia.

Calouros aprovam

A nova acadêmica do curso de Jornalismo da UniSecal, Camila Debtio afirma que ações como essa propiciam solidariedade e prestatividade. “Acredito que cada um de nós pode e deve experimentar doar um pouco de seu tempo a favor de ajudar alguém de forma altruísta, sem esperar qualquer recompensa. Na realidade, a caridade é uma virtude essencial, que nos proporciona pessoal e profissionalmente elevação moral e sensação de dever cumprido”, relata a caloura.

Já para Manuela Roque Ferreira, caloura da UEPG, o trote solidário “foi uma das melhores tardes que a faculdade poderia nos proporcionar. Vir para um lugar diferente da sala de aula que nós frequentamos todo dia e viver uma experiência diferente com essas crianças, trazer alegria para elas, aprender muito com elas, é algo enriquecedor para nós e que foi inesquecível para todos que estiveram aqui hoje”, finaliza a estudante.

Trote do bem

A Faculdade Secal foi a instituição pioneira a realizar um trote solidário na região. O primeiro foi em 2005. Na UniSecal, ao invés de ritos de passagem violentos ou ultrajantes, os calouros são recepcionados pelos veteranos com ações de cunho social e assistencial às entidades que trabalham no atendimento a grupos com vulnerabilidade social. Dezenas de entidades já foram beneficiadas com o Trote Solidário em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. A ideia inicial do projeto surgiu com o curso de Administração e depois se expandiu para as demais graduações do Centro Universitário.