Correio dos Campos

Prefeitura realiza vacinação contra febre amarela neste sábado (9)

8 de março de 2019 às 19:05

IMPRENSA/Ponta Grossa – Muito tem se ouvido falar sobre os novos casos de febre amarela. Apesar de Ponta Grossa não ter registrado nenhuma vítima da doença, é natural que a população fique mais temerosa. Com o intuito de manter a população imunizada, fora do perigo, e menos assustada, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará uma ação de imunização contra a febre amarela. As vacinas serão aplicadas neste sábado (9), das 9h30 às 14h, no Parque Ambiental, junto ao container do Madero.

O público-alvo desta ação serão crianças a partir de nove meses, e adultos até 59 anos, 11 meses e 29 dias. “Vamos atender este público, preferencialmente os adultos, pois crianças normalmente necessitam de outros tipos de vacinação e nós só estaremos aplicando a contra febre amarela. Nossa meta é de que pelo menos 200 adultos procurem o serviço para se imunizar”, explica a enfermeira, Daniele Fabian.

Cada frasco desta vacina pode-se aplicar até cinco doses. Os interessados em se imunizar deverão levar a carteira de vacina, o cartão SUS e um documento com foto. Lembrado que o indivíduo estará imunizado com apenas uma aplicação da vacina. “Vamos fazer uma experiência e ver se tem adesão da população. Se houver, pretendemos ter mais edições para vacinação no parque ambiental. Na ação de amanhã estaremos com três profissionais de plantão para atender a comunidade”, destaca Daniele.

Sobre a febre amarela

Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.

Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações.