Correio dos Campos

Prefeitura oferece curso de capacitação gratuito para servidores municipais

Efetivos e comissionados terão a oportunidade de se especializar em administração, marketing e compras
7 de março de 2019 às 20:30
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – Por que não fazer de Ponta Grossa a cidade paranaense com o maior número de servidores capacitados? Esse é o objetivo do curso de “Capacitação em Governança Municipal”, uma parceria inédita entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Pólis Civita, apresentado na manhã desta quinta-feira (07).

Disponível para todos os servidores efetivos e comissionados, a capacitação visa aprimorar a gestão dos municípios do estado do Paraná a partir do próprio quadro de funcionários. De acordo com o secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, o curso é um complemento tanto para os colaboradores como para os munícipes. “Com essa parceria, vamos capacitar nossos servidores sem gerar custos. Assim, além de estimular o crescimento de suas carreiras profissionais, ofereceremos maior eficiência para a gestão pública, já que a capacitação melhorará o atendimento municipal, trazendo benefício também para a população”, afirma.

Em todo o Paraná o programa disponibiliza 8.500 vagas, destas, quase quatro mil já foram preenchidas. Somente na Prefeitura da Ponta Grossa, a expectativa é que mais de mil servidores participem da capacitação. Para atingir um número maior de participantes, as aulas são oferecidas através da internet, com apenas um encontro presencial por módulo.

A capacitação é oferecida de forma gratuita a todos os servidores e não exige escolaridade mínima, mas, de acordo com o coordenador de projetos do Grupo Pólis Civitas, Jean Carlo de Paula, ao final do curso cada aluno precisa apresentar um projeto de melhoria para a sua secretaria, local de trabalho ou para o próprio município.

Como funciona?

A primeira etapa da “Capacitação em Governança Municipal” é dividida em três grandes temas: Administração Pública Inovadora; Marketing, Comunicação e Liderança; e Compras e Licitações Públicas, com 110 horas aulas cada. O servidor interessado tem a opção de cursar o programa em sua totalidade ou de forma modular. Nas atividades estão workshops, grupos de estudo e pesquisa, seminários de integração, além de videoaulas e plataforma de livros digitais, ministrado por professores renomados. A certificação é por módulo concluído.

Serviço:

Para informações e inscrições na Capacitação em Governança Municipal, basta acessar o site www.paranainfoco.com.br ou www.pontagrossa.pr.gov.br/governanca, disponível para servidores efetivos e em comissão. Em Ponta Grossa, os encontros presenciais acontecem nos dias 14/03, 11/04 e 09/05.