Correio dos Campos

SPC da ACIPG realiza treinamento para empresários

Cadastro Positivo para ‘bom pagador’ foi um dos assuntos abordados
6 de março de 2019 às 19:51
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – No final do mês de fevereiro, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu 15 representantes de empresas associadas para o treinamento de Serviço de Proteção ao Crédito. Este treinamento é realizado bimestralmente para usuários do sistema, mas nesta edição contou com a novidade do Cadastro Positivo, que recentemente foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

O treinamento foi realizado pelos colaboradores do SPC na ACIPG, abordando situações corriqueiras como quais documentos a empresa precisa para realizar o registro de seu inadimplente. Hoje, através de uma nota fiscal, nota promissória, duplicata ou um contrato assinado, a empresa pode negativar o consumidor que está em atraso, através do próprio site de forma rápida e fácil. A notificação ao devedor é encaminhada diretamente pela Central do SPC Brasil. “O sistema apresenta tipos de consultas disponíveis e informações que cada uma apresenta, como pendências de SPC, SERASA, protestos de cartórios, cheques, dados de abrangência nacional”, conta Sonia Ribas, responsável pelo SPC na ACIPG.

O Cadastro Positivo permite que as empresas para as quais o cidadão pede crédito enxerguem todo o seu comportamento como pagador, ou seja, tanto os seus deslizes quanto os seus acertos. “É o contrário do que acontece hoje com o cadastro negativo, quando as empresas analisam só as contas que você deixou de pagar, sem levar em consideração situações de emergência ou imprevistos”, explica Sonia.

Sonia relata que também foi abordado sobre o Cadastro Positivo, em que alterações na Lei 12.414 de 2011 estão na reta final de sua tramitação, no Senado Federal, após aprovação na Câmara dos Deputados, no dia 20 de fevereiro. De acordo com o projeto, sancionada da Lei, todos os brasileiros estarão automaticamente na base de dados do Cadastro Positivo do SPC Brasil, enquanto atualmente, o cadastro deve ser feito na internet, de maneira consensual.

Além disso, foi apresentado para os presentes como gerar os relatórios sem custo, informação indispensável para controle do consumo de consultas e registros de negativados.

A consultora relata que a ACIPG em breve disponibilizará mais pontos de atendimento pela cidade para que o consumidor tenha acesso a consulta de seus documentos CPF e CNPJ.