Correio dos Campos

Exposição sobre benzedeiras de PG segue com visitação aberta até final do mês

Com visitação gratuita, a exposição é composta por fotografias de benzedeiras que participaram de documentário
26 de fevereiro de 2019 às 11:30

Luana Caroline Nascimento – Até o dia 28 de fevereiro, a Estação Arte, galeria de artes visuais mantida pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, exibe as fotografias do projeto ‘Benzedeiras de Ponta Grossa’. A Estação Arte tem entrada gratuita e fica aberta para visitação das 9h às 17h, na esquina da Avenida Vicente Machado com a Rua Benjamin Constant.

A chefe da divisão de Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura, Mariângela Digiovanni, relata que a exposição tem atraído um público novo para a Estação Arte. “A exposição traz um tema que não é tão abordado no campo das artes, porém, temos visto que todo mundo que tem visitado a mostra já teve uma experiência com benzimento. As fotos trabalham muito com a questão da memória afetiva das pessoas”, relata.

O projeto ‘Benzedeiras de Ponta Grossa’ teve início em fevereiro de 2016. A iniciativa, pensada e desenvolvida pela Fundação Municipal de Cultura, busca conhecer e resgatar a história de vida dessas personagens, com o intuito de divulgar a prática como elemento do patrimônio imaterial da cidade. Constituiu, inicialmente, na realização de entrevistas com pessoas que têm, na prática do benzimento, sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que se insere.

Além da exposição, a Prefeitura lançou, no primeiro semestre de 2018, um documentário com entrevistas de 11 benzedeiras da cidade. O material está disponível na íntegra no www.youtube.com/culturapg1. O objetivo é resgatar a história e o valor das benzedeiras para a comunidade onde cada uma vive. Em março, elas receberam o Prêmio Guardiãs do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa. Em abril, foram homenageadas também pela Câmara de Vereadores.

Também no ano passado, o projeto foi o representante do Paraná e finalista do 31º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior honraria do patrimônio cultural do Brasil, entregue anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).