Correio dos Campos

Prefeitura deflagra operação conjunta para capturar suspeitos de crime contra guardas municipais

8 de fevereiro de 2019 às 20:38
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa deflagrou uma operação conjunta entre as forças de segurança que atuam no município para capturar dois criminosos suspeitos de renderem e suprimirem equipamentos de guardas municipais na tarde de hoje (08). A ação teve início após a formação de um Comitê de Gabinete do Prefeito Marcelo Rangel e contou com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, além de autoridades da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, todas as medidas necessárias já foram tomadas para garantir a prisão dos envolvidos. “Promovemos uma reunião para que fossem definidas as estratégias necessárias e estou muito confiante com a resposta extremamente rápida e integrada que tivemos das forças de segurança do município. Tenho absoluta certeza de que esses criminosos serão localizados e presos”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

Segundo o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, entre as estratégias definidas pelo Comitê Integrado de Segurança está a deflagração de uma operação integrada de saturação no município. “Diante dessa situação, o prefeito Marcelo Rangel prontamente convocou uma reunião com os comandantes militares e os delegados de Polícia onde evidenciamos a necessidade de uma ação extremamente enérgica quanto ao ocorrido.

Então, deflagramos agora a OPERAÇÃO SATURAÇÃO. Já temos essas pessoas identificadas e acredito que seja apenas uma questão de horas para que sejam devidamente presas”, dispara. Ainda sobre o ocorrido, o secretário destacou o preparo dos guardas municipais, que seguiram estritamente os protocolos de segurança da Guarda Municipal para que fossem evitados confrontos e possíveis vítimas entre a população. “Eles foram apanhados em uma situação extremamente adversa, próximos a um shopping, um parque, e agiram com preparo para não reagir a esses marginais, evitando uma situação ainda mais grave”, completa.

O caso

Segundo informações da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), os guardas municipais foram rendidos por dois criminosos armados enquanto caminhavam na rua Joaquim Nabuco, na região Central. Durante a ação, que não houve reação dos guardas para salvaguardar a segurança da população do entorno, foram levadas dois revólveres calibre 38, uma pistola de condutividade e um rádio comunicador. Os criminosos fugiram na sequência, mas já foram identificados pelas forças de segurança, que promovem buscas no município para prendê-los.