Correio dos Campos

Projeto municipal fomenta crescimento de microempresas

Aceleradora de negócios foi iniciada no ano passado e inscrições para a terceira turma já estão abertas
6 de fevereiro de 2019 às 14:00
(Divulgação/PMPG)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Desenvolvimento e validação do empreendimento a partir da utilização de metodologias inovadoras. Esse é o objetivo da Voe, aceleradora de negócios idealizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, com o apoio de parceiros locais, voltada a microempreendedores individuais (MEIs) da cidade. O programa teve início no ano passado com duas turmas, já conta com resultados concretos positivos e está com as inscrições abertas para a terceira edição.

Conforme explica a coordenadora de fomento ao empreendedorismo e inovação do governo municipal, Tônia Mansani, o projeto é focado nos MEIs que chegam ao limite de faturamento anual da modalidade – R$ 81 mil –, mas têm receio de crescer e se formalizar como microempresa (ME). “O maior medo é o financeiro. Enquanto o primeiro modelo tem tributação fixa, por exemplo, o outro tem variáveis, o que faz com que o empreendedor tenha medo de conseguir sustentar o negócio porque ainda segue um modelo tradicional”, analisa Tônia, destacando a importância da inovação.

Liliam Souza é proprietária da loja Bella & D’Laço e participou da segunda aceleração oferecida no ano passado. Em dezembro, após dois anos e quatro meses como MEI, ela fez a migração para microempresa (ME). “Eu não conhecia o serviço oferecido pela Sala do Empreendedor, e passei a utilizá-lo junto à Voe. Entrei na aceleradora já com um modelo de negócio visando a mudança de modalidade, e durante o projeto fortifiquei o que já tinha em mente, com assessorias em contabilidade, finanças e, principalmente, marketing”, aponta a empresária.

Além dos pontos técnicos, Liliam também destaca a motivação trazida pelo programa. “Na Voe vi que é possível, sim, crescer o negócio. Com as histórias de outras empresas [storytelling] você vê que o seu planejamento pode dar certo e isso te dá mais motivação”, acredita a microempresária certificada pela Voe.

Inscrições abertas

As inscrições para a turma este semestre já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de março pelo site http://www.pontagrossa.pr.gov.br/inscricao/voe. São 30 vagas disponíveis, sendo 25 para MEIs e 5 para MEs que migraram de modalidade recentemente. Os encontros iniciarão no dia 12 de março e serão realizados semanalmente, nas terças-feiras, das 19 às 22 horas, até o final de junho.