Correio dos Campos

Rudolf ‘Polaco’ sugere implantação do ‘IPTU Verde’

Vereador solicitou que Prefeitura crie proposta para beneficiar donos de imóveis com práticas sustentáveis, como reutilização de água e captação de energia solar
5 de fevereiro de 2019 às 18:18
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – Líder do governo na Câmara, o vereador Rudolf ‘Polaco’ Christensen (PPS) encaminhou à Prefeitura uma sugestão para criar um programa de incentivo a implementação de práticas sustentáveis em imóveis de Ponta Grossa. Rudolf sugeriu que o Poder Público conceda um desconto no IPTU aos proprietários de imóveis que já utilizam ou que adotem ações voltadas à redução do consumo de recursos naturais e a diminuição dos impactos ambientais.

O objetivo é criar uma proposta semelhante ao ‘IPTU Verde’, já em prática em alguns municípios brasileiros – como Belo Horizonte (MG), por exemplo. O programa deve estimular os proprietários em relação ao uso de sistemas de captação de energia solar, reutilização de água e outros itens sustentáveis, de acordo com o vereador. “Precisamos criar um ambiente favorável na nossa cidade para que se diminua o consumo de água e energia elétrica, assim como os impactos ambientais causados pela ‘edificação’ do município, tornado Ponta Grossa casa vez mais sustentável”, explica.

O vereador ainda destaca que ao escolhas dos benefícios para o ‘IPTU Verde’ ficaria à critério do governo municipal e poderia ser aplicado tanto nos novos edifícios, quando nas propriedades já existentes no município. “A sustentabilidade serve como alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que permite, para a sociedade, soluções ecológicas de desenvolvimento”, destaca o vereador.