Correio dos Campos

Stocco quer garantir atividade do Uber e mobilidade urbana em PG

Vereador destacou ações em prol da mobilidade urbana e busca por regulamentação justa do aplicativo
4 de janeiro de 2019 às 08:30
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – Iniciando o terceiro ano do mandato como vereador, Geraldo Stocco (REDE) quer fortalecer debates ligados à mobilidade urbana e ao funcionamento do aplicativo Uber (e outros semelhantes) em Ponta Grossa. Membro da Câmara Municipal, Stocco também destacou a busca por mais transparência nos gastos do Legislativo – desde o início do mandato o parlamentar tem focado as ações na economia dos recursos públicos.

Entre as principais demandas do parlamentar em 2019 está a garantia de uma regulamentação justa do Uber e dos demais aplicativos de transporte. “Esta é uma matéria que está no Legislativo há bastante tempo. Notamos alguns erros graves na proposta de regulação do Poder Executivo e por isso apresentamos emendas para garantir que estes serviços sigam funcionando na cidade”, avaliou o vereador.

Stocco apontou para o fato de que a proposta de regulação da Prefeitura encareceria consideravelmente a atividade dos aplicativos de transporte. “O Uber foi uma saída para muitas pessoas que estavam ou ainda estão desempregadas. Concordo que deve haver regulação e regulamentação, mas discordo das sobretaxas que estão previstas”, destacou o vereador.

Para este ano, Stocco também quer acompanhar ainda mais de perto o transporte público. “A situação do transporte coletivo do município sempre me preocupou e continua da mesma forma. Especialmente no que diz respeito à Caixa Preta da VCG e a falta de transparência da empresa, recentemente confirmada por uma auditoria do Tribunal de Contas do Paraná”, garante o parlamentar.

Sobre a atuação no ano passado, o vereador comemorou a implementação do IPTU Premiado, proposto por ele ainda em 2017 e efetivado pelo Governo Municipal em 2018.

Mobilidade urbana

Outra demanda do parlamentar é garantir avanços efetivos à mobilidade urbana do município – Stocco defende a criação de ciclovias e ciclofaixas como forma de garantir melhorias no trânsito da cidade. “Tivemos um avanço com a faixa compartilhada na avenida Dom Geraldo Pellanda. Mas agora precisamos de medidas como essa em outras regiões da cidade”, conta o parlamentar.

Transparência nos gastos da Casa de Leis

Geraldo Stocco também quer que o Legislativo vote em 2019 uma proposta que trata das diárias pagas pela Casa de Leis – Stocco apresentou um projeto de resolução interna que prevê que os vereadores devam prestar contas dos gastos com diárias e, caso haja sobra, devolvam os recursos. “Essa é uma forma de prestar contas do que é feito com dinheiro público”, lembra o vereador da Rede Sustentabilidade.

Outra proposta que o vereador quer discutir em plenário neste ano diz respeito à sustentabilidade ambiental no Legislativo – Stocco quer substituir o uso de folhas de papel por tablets e outros dispositivos. “Semanalmente a Câmara gasta uma quantidade considerável de papel. A substituição representaria economia, em curto prazo, e respeito aos recursos naturais”, conta o vereador.

Incentivo à participação política

Em 2018, a cidade de Ponta Grossa passou a contar com o projeto efetivo da Câmara Jovem – a proposta é de autoria dos vereadores Geraldo Stocco e Vinícius Camargo (PMB). “Desde que entramos no Legislativo buscamos incentivar a participação política dos jovens e adolescentes”, lembra Stocco.

A proposta visa garantir o incentivo para que alunos de escolas públicas e privadas participem da Câmara Jovem – o mecanismo replica o funcionamento da Câmara de Vereadores. Em 2019, a proposta é fortalecer a atividade da Câmara Jovem e outras medidas de incentivo à participação de jovens na política.