Correio dos Campos

Operação da PM identifica motoristas que usam aplicativo para fugirem de blitz

21 de dezembro de 2018 às 10:50
(Divulgação/1ºBPM)

4º CRPM/1º BPM – O Pelotão de Trânsito do 1º Batalhão de Polícia Militar, aliado à Agência Local de Inteligência da Unidade, desencadearam uma série de ações conjuntas em Ponta Grossa/PR.

Denominada “Operação Bafômetro da Madrugada / Whats”, a atuação policial foi registrada na noite de quinta-feira (20) e madrugada desta sexta-feira (21), em várias regiões do município.

Utilizando-se de uma nova estratégia de fiscalização, Policiais Militares do Setor de Inteligência do 1º BPM promoveram ações veladas junto a diversos estabelecimentos e locais de concentração de pessoas, identificando o consumo de álcool por condutores de veículos.

Durante a operação, este levantamento de informações era compartilhado em tempo real com os vários “mini bloqueios” policiais espalhados pela cidade, cuja atuação itinerante possibilitava a abordagem dos infratores.

O 1º BPM esclarece que o combate à combinação álcool x direção, subsidiado por ações de inteligência, visa inibir a impunidade de condutores que se utilizam de “grupos de blitz” em redes sociais para desviar dos pontos de fiscalização.

Ações direcionadas com esta objetivam, em especial, a redução do número de acidentes, trazendo mais segurança ao trânsito do município.

Ao longo da operação, cerca de 39 condutores foram submetidos ao exame etilométrico (teste do bafômetro), dos quais 16 foram autuados por dirigirem embriagados.

O balanço da operação apresentou, ainda, o recolhimento de 6 veículos ao pátio da Polícia Militar, face a atrasos na documentação e outras irregularidades. Durante as ações policiais foram lavrados, ao todo, 38 autos de infração de trânsito.

O Alerta

Ao divulgar pontos de bloqueio policial em redes sociais, você apoia não somente as infrações de trânsito, mas contribui para a consumação de outros crimes, eventualmente mais graves, como o tráfico de drogas, porte irregular de armas de fogo, furto e roubo de veículos, etc.