Correio dos Campos

Vinícius lamenta parecer de comissão sobre ‘ideologia de gênero’

Autor do projeto, vereador afirma que escola precisa formar cidadãos críticos e autônomos, sem nenhuma forma de doutrinação
7 de dezembro de 2018 às 16:42
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – O vereador Vinícius Camargo (PMB) lamentou o parecer contrário da comissão especial responsável por analisar a emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) 4/2018, que proíbe as escolas municipais a trabalharem com temas relacionados à ‘ideologia de gênero’ em Ponta Grossa. Durante a quarta-feira (5), o relator da comissão, Celso Cieslak (PRTB), emitiu um parecer contrário à emenda, que acabou seguido por três dos outros quatro membros.

Camargo afirmou que medida tem o objetivo de proibir o Estado de definir o que é melhor para as crianças em matéria de Educação, em detrimento das famílias. “A abordagem da ideologia de gênero é apenas uma hipótese, não é uma teoria científica comprovada e isso é admitido pelos próprios estudiosos do campo. Acredito que não seja viável trabalhar com as crianças hipóteses e assuntos que não tenham comprovação”, explica. Para o vereador, a escola deve formar estudantes críticos e autônomos, sem doutrinação política ou de gênero.

A proposta de Camargo insere um artigo na LOM que proíbe a “adoção, divulgação, realização ou organização de políticas de ensino, currículo escolar, disciplina obrigatória, complementar ou facultativa, ou ainda atividades culturais que tendam a aplicar a ideologia de gênero”. A sugestão é que a proposta passe a valer assim que aprovada e sancionada. Em relação ao parecer contrário, apenas o vereador Pastor Ezequiel (PRB) votou em separado dos demais membros da comissão especial. Camargo ainda lamentou o fato de que vereadores que assinaram o projeto em conjunto acabaram concordando com o parecer negativo.