Correio dos Campos

Vereadores pretendem diminuir uso de papel na Câmara

Geraldo Stocco (Rede) e Rudolf ‘Polaco’ (PPS) irão apresentar nos próximos dias um projeto para informatizar serviços e diminuir drasticamente as impressões e uso de papel
5 de dezembro de 2018 às 18:31
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – Um estudo realizado pelos vereadores Geraldo Stocco (Rede) e Rudolf ‘Polaco’ Christensen (PPS) na Câmara levantou os gastos utilizados pela Casa na impressão e utilização de papéis. O objetivo da dupla é diminuir drasticamente a ação, informatizando boa parte do serviço que hoje é dependente da utilização de folhas sulfite. Na sessão desta quarta-feira (5), Stocco apresentou parte dos dados aos demais membros da casa.

O vereador afirmou que a Câmara gasta, em média, 70 mil folhas de papel por ano somente com a impressão e cópias de projetos de lei. “Fizemos um levantamento nos baseando em quatro projetos de lei por sessão, que é o mínimo discutido por dia na Câmara. Cada projeto de lei utiliza em média oito páginas. Multiplicamos este valor pelos 23 vereadores e também pelas 82 sessões que tivemos ao longo do último ano. Isso representa mais de 60 mil impressões somente voltadas aos projetos de lei”, exemplificou o vereador.

A proposta de Stocco e de Rudolf é implantar um sistema de informatização na Câmara, evitando que os projetos sejam repassados aos vereadores antes de cada sessão através de papeis. “Cidades como Belo Horizonte já trazem essa proposta e os vereadores verificaram uma economia muito grande nos cofres públicos após a implantação. É isso que queremos aplicar nesta Casa de Leis a partir do ano que vem”, afirmou Stocco, durante a sessão.

Rudolf Polaco também usou a palavra pra explicar sobre a iniciativa. “O processo de informatização prevê uma economia aos cofres públicos. Precisamos evoluir em relação à tecnologia e diminuir o uso de papeis dentro da Câmara”, disse o vereador. A proposta está em fase final de construção e deve ser apresentada em breve.