Correio dos Campos

Projeto exige transparência na tarifa do transporte coletivo

Vereador Geraldo Stocco (Rede) quer fazer com que município divulgue planilha com gastos do sistema e realize audiência pública antes de efetivar o aumento na passagem
26 de novembro de 2018 às 20:08
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – O processo de reajuste tarifário no transporte coletivo é novamente alvo de um projeto de lei na Câmara de Ponta Grossa. O vereador Geraldo Stocco (Rede) protocolou, na última sexta-feira (23), uma proposta que obriga o poder público a apresentar as planilhas de gastos com o transporte urbano e realizar audiências públicas sobre o tema antes de decretar o aumento no preço da passagem. A iniciativa, de acordo com o vereador, tem o objetivo de trazer mais transparência ao processo.

O projeto de lei 367/2018 altera a lei municipal nº 7.018, que trata do reajuste tarifário. Conforme o documento, a mudança obriga a “prévia apresentação da planilha de custos detalhada, demonstrando a motivação do aumento ou diminuição de tarifa em audiência pública na Câmara Municipal”. Para o vereador, seria uma medida importante para evitar qualquer desconfiança da população em relação ao processo.

“Todo ano passamos por uma ampla discussão a respeito da planilha de custos do transporte coletivo, que é analisada em uma reunião do Conselho Municipal de Transportes e não chega às mãos da população de Ponta Grossa. Acredito que seja justo que os usuários do transporte tenham ciência sobre os motivos que levam às mudanças no preço da tarifa”, detalha o vereador. A medida tramita nas comissões internas e não tem previsão de seguir para sessão.