Correio dos Campos

Vencendo preconceitos, 1ª turma de policiais femininas de Ponta Grossa completa 35 anos

21 de novembro de 2018 às 10:37
(Divulgação/4º CRPM/1º BPM)

4º CRPM/1º BPM – Há exatos 35 anos, as mulheres marcam presença nas fileiras do 1º Batalhão de Polícia Militar. Em 20 de novembro de 1983, um marco na história do 1º BPM: o primeiro Pelotão PM feminino de Ponta Grossa/PR iniciava seu processo de formação na sede do Batalhão, no Bairro da Ronda.

Ingressando na Polícia Militar numa época ainda marcada pelo preconceito, dentro e fora dos quartéis, 48 heroínas venceram barreiras e adversidades, e ajudaram a consolidar o espaço da mulher numa profissão, até então, predominantemente masculina.

A inclusão de policiais militares femininas, justificada pela necessidade de modernização da Instituição e do Estado, teve por objetivo, à época, humanizar e modificar a imagem da PM no Paraná.

Trechos da nota divulgada naquele ano pela Aspirante a Oficial Mirian Biancolini (hoje Coronel da Reserva da PM), à época Coordenadora do Curso de Formação de Soldados que compunha o 1º Pelotão de Polícia Militar Feminina formado em Ponta Grossa, revelam que “a aceitação da mulher na atividade policial militar foi gradativa como nas demais profissões onde se faz necessário justificar a presença da mulher como força de trabalho atuante (…)”; e ainda sua consciência “de que a Polícia Militar Feminina, é uma organização em que as diferenças bio-psicológicas de suas integrantes devem ser respeitadas, mas contundo são exigidos os mesmos padrões de desempenho profissional atribuídos ao policial militar do sexo masculino”.

Naquela oportunidade, a Oficial declarou também: “Sabemos que hora em diante esta é a nossa casa, e, esperamos contar com o apoio de todos para bem cumprir a missão integradamente, visando acima de tudo o bem estar e a segurança da comunidade.”

O 1º BPM parabeniza a todas as mulheres que, ao longo destes 35 anos, contribuíram para a construção da história da Polícia Militar em Ponta Grossa e região, sendo protagonistas de muitas mudanças e realizações. Hoje as Policiais Femininas são uma grata realidade, não apenas no 1º BPM, mas em toda a Polícia Militar do Paraná.

A Turma de 1983/1984

Alzira Mayumi Ywata
Ana do Carmo Mattos
Ana Lúcia Ferreira
Ana Tarachuk
Benedita Ferreira de Lima
Bernadete de Lurdes Waldmann
Dirce Schactae
Edina Midori Ywata
Elaine Maria Camargo Cordeiro
Elenita Rosdaibida
Eliane do Rocio Mendes
Eloína de Andrade Graeff
Elza Maria Cassimiro da Silva
Eneide Luiza Tchmolo
Eroni Oberg
Euzi Maria Musial
Giselda de Siqueira
Gorete Aparecida Martins
Jaqueline Kugler Tibucheski
Josélia Kindl
Lídia Maria Barros da Silva
Maribel Alves de Oliveira
Maria de Lurdes Alves de Freitas
Maria Lúcia Samonek
Maria Lúcia Amaro
Maria Slompo
Maria Terezinha Kovaleski
Marinéia Tozeto da Silva
Rita da Luz Supren
Rita Rosângela M. de Siqueira
Rosa Krokosz
Rosângela Moraes Ribeiro
Rose Mari Markowicz
Rosilene Pechefiste
Salete Lima Moreira
Sandra Lúcia Cardoso
Sandra Aparecida da Silva
Sandra de Cássia Rodrigues
Silvana de Lurdes Pereira Lelis
Sirlene Moreira de Lima
Sônia Mara Dias Ferreira
Susete de Fátima Ferreira
Tânia Maria dos Santos
Terezinha Aparecida Zander
Tereza Cristina Camargo
Vera Grochewicz
Vera Maria Aparecida Kautk
Vera Lúcia Lima Moreira