Correio dos Campos

Rudolf quer destinar recurso da Câmara para contratar médicos

Vereador propôs que parte do orçamento da Câmara seja devolvido imediatamente para substituir "Mais Médicos"
21 de novembro de 2018 às 15:48
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – O vereador Rudolf ‘Polaco’ (PPS), líder do Governo na Câmara Municipal (CMPG), protocolou nesta quarta-feira (21) um ofício requerendo que o Poder Legislativo devolva imediatamente o valor que ‘sobra’ no orçamento da Casa de Leis. No documento, Rudolf pede para que o valor restante seja encaminhado à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) para a contratação de médicos.

A medida é uma forma de auxiliar o Poder Executivo a solucionar o problema provocado com a saída dos médicos cubanos do programa ‘Mais Médicos’ – Ponta Grossa é uma das cidades mais atingidas no Brasil perdendo, ao todo, 60 médicos cubanos que atuavam nas Unidades Básicas de Saúde – 54 deles já suspenderam o atendimento. “Esse é um problema grave que precisa de união das autoridades para ser solucionado”, destacou o vereador.

Rudolf lembra que o orçamento do Legislativo é previsto na própria Constituição Federal de 1988 e, no caso da Câmara de Ponta Grossa, sempre há uma ‘sobra’ no orçamento – o Legislativo não executa todo o montante previsto. “Dependendo do ano, o valor que sobra é de R$ 5 milhões, como aconteceu em 2015. Defendo que o Legislativo já devolva o valor restante e que a Prefeitura use o valor para contratação de médicos”, explicou o líder do Governo.

A decisão do governo cubano em abandonar o programa atingiu, em cheio, a saúde pública em Ponta Grossa, especialmente o atendimento básico. “A população não pode ficar sem médicos em um momento como esse de profunda crise. Acredito que nós, lideranças políticas, devemos unir esforços para viabilizar uma solução viável e contribuir com a Prefeitura neste sentido”, contou o vereador.

O ofício de Rudolf foi encaminhado ao presidente da Casa de Leis, Sebastião Mainardes (DEM). Historicamente os valores restantes no orçamento do Legislativo são devolvidos no final do mês de dezembro.