Correio dos Campos

Emoção toma conta do Ópera na premiação do Festival de Talentos

Escola Professora Otacília Hasselmann de Oliveira foi a grande campeã nas apresentações de dança do VI FEST, o Festival de Canto e Dança da Secretaria Municipal de Educação
21 de novembro de 2018 às 20:29
1º lugar – Otacília Hasselmann. (Fotos: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A sexta edição do FEST, Festival de Talentos do Canto e da Dança da Secretaria Municipal de Educação (SME), chegou ao final nesta quarta-feira (21). Na dança, a Escola Municipal Professora Otacília Hasselmann de Oliveira ficou em primeiro lugar, com a interpretação da canção ‘Colors’ (Jason Derulo), tema da Copa do Mundo 2018, seguida das escolas João Maria Cruz em segundo e Humberto Cordeiro, em terceiro lugar. A competição lotou o Teatro Ópera, que ficou pequeno para a emoção dos participantes.

Para a secretária de Educação, Esméria Saveli, o Festival mostrou que a arte está presente nas nossas escolas municipais, “em sua expressão mais nobre, com música e dança de alta qualidade”. “Ele deixa um sentimento de realização muito grande, mostrando que, desde 2013, o trabalho que vem sendo realizado está se consolidando nesses espetáculos. Há um envolvimento muito grande das crianças, professores, diretoras e dos pais e avós, ajudando com o figurino, com os ensaios e maquiagem das crianças. Os jurados ficaram impressionadíssimos com o nível da escola municipal, que está se projetando e mostrando na cidade a qualidade que ela tem”, considerou a professora Esméria.

A professora Michele de Jesus Silva Cardoso foi a responsável pela equipe campeã, formada por alunos da Escola Municipal Professora Otacília Hasselmann de Oliveira. Segundo ela, o resultado foi “maravilhoso e surpreendente, principalmente porque vimos muitas escolas com trabalhos maravilhosos”, disse ela. O grupo ensaiou desde o início do ano. “Foi um trabalho intenso, que começou com a escolha da música. Fizemos a seleção das crianças, vendo quem tem realmente a vontade de participar. Montamos as coreografias e ensaiamos muito. Para a escola, isso representa muito. Conseguimos conscientizar os alunos de que a arte é maravilhosa, que precisamos dela cada vez mais, levando uma consciência a toda a escola. Ao mesmo tempo, mostramos para os alunos que é preciso estudar, estar e gostar na escola”.

O menino Davi Pinheiro de Lima, um dos membros do grupo vencedor, disse que, na dança, todos fizeram sua parte: “não tem ninguém melhor do que ninguém”. Ele também lembrou que aprendeu muito com todo o processo. As crianças estudaram o sentido da música, a função de cada um na coreografia e, principalmente, se divertiram muito. “Aprendi a trabalhar em grupo, a me divertir. A dança é muito legal. Agora acho que, quando crescer, quero ser dançarino, quem sabe”, sugere ele.

A professora de dança Bárbara Cruvinel, uma das juradas da competição, elogiou o trabalho realizado e considerou as apresentações das crianças como de excelente nível. “Não lembro de ter visto, como jurada em festivais, algo tão impressionante assim. Eu sei o quanto as diretoras e professoras se dedicaram para chegar a esse resultado. O nível foi muito bom, deixou para trás muitas escolas, tanto particulares quanto de dança. Se todas as pessoas tivessem com a vida, no trabalho ou com o próximo, a dedicação que essas crianças tiveram aqui, o mundo seria muito melhor. Acredito que chegou a hora de as pessoas pararem de procurar talentos fora da nossa cidade, porque nós temos estes talentos bem aqui”, disse Bárbara.