Correio dos Campos

Rangel detalha informações das áreas de Saúde, Transporte e Administração

15 de novembro de 2018 às 12:38
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta quarta-feira (14) o prefeito Marcelo Rangel reuniu toda a imprensa local para tratar de assuntos que atingem diretamente a população nas áreas de saúde e transporte. Na ocasião ele anunciou a saída do secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare.

O assunto principal e que tomou conta da coletiva foi a surpreendente notícia de que o Governo Cubano suspendeu o acordo com o Brasil do programa Mais Médicos. Hoje, o país conta com aproximadamente 11.500 médicos intercambistas em aproximadamente 4.500 municípios brasileiros. Ponta Grossa, desde que o programa iniciou em 2014, conta atualmente com 60 profissionais que equivalem a 75% dos médicos que trabalham no Sistema Único Saúde da cidade.

O Governo Cubano já encaminhou um comunicado aos profissionais, segundo as informações eles começam a deixar as cidades e o país daqui uma semana. “Reunião de emergência, com secretários de saúde e com a procuradoria geral do município, estamos trabalhando em regime de urgência com o corpo técnico e jurídico para saber quais serão as ações imediatas a serem tomadas”, destaca o prefeito, Marcelo Rangel.

Inicialmente o Governo Municipal, se houver possibilidade jurídica, pretende dar prioridade para os médicos intercambistas para continuarem com os atendimentos. “Todos os nossos profissionais cubanos gozam de credibilidade e um trabalho louvável e fizeram com que a nossa Atenção Básica tivesse ganhos expressivos, fomos pegos de surpresa, mas se juridicamente isso for possível, vamos fazer”, diz Rangel.

Cada médico intercambistas atende cerca de 4 mil pessoas e a decisão de encerrar o programa terá ações diretas nos Hospitais Municipais. Desta maneira, segundo o jurídico, está sendo estudado a possibilidade dos médicos concursados e que atendem urgência e emergência possam atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para isso será necessário que o Estado auxilie com outros serviços. “Logo após o comunicado nos iniciamos o primeiro contato com a Secretaria de Saúde para que faça o levantamento de todos os médicos concursados pela Prefeitura e que prestam atendimento nos hospitais municipais. Há uma possibilidade de que os concursados, temporariamente, saiam dos hospitais e atendem nas UBS, porque nós não podemos terceirizar serviços da UBS, mas sim de hospitais”, explica o Procurador Geral do Município, Marcus Freitas

Na coletiva foi destacado que a linha principal de trabalho estará nas Secretarias Municipais de Saúde, Finanças e na Procuradoria Geral do Município (PGM). “Não se trata apenas de problema técnico administrativo de reformulação de escalas, mas também de ordem orçamentária e econômica, despendendo de muitos recursos, finalizações de contas do ano trabalhado, por isso as ações serão em cima de posições técnicas e jurídicas para tentar minimizar”, ressalta o prefeito.

O problema não atinge apenas Ponta Grossa, mas também todo o Brasil. A Prefeitura ainda não tem detalhes de quando e como iniciam as saídas e por quais cidades.

Novo projeto envolvendo Feira Verde e Transporte

Ainda durante a coletiva de imprensa o prefeito Marcelo Rangel também apresentou um novo projeto que deve ser desenvolvido a partir do próximo ano: o programa Passe Verde, que será uma extensão do Feira Verde, oportunizando que a população realize a troca de materiais recicláveis também por passagens de ônibus do transporte coletivo de Ponta Grossa. “É uma forma da população andar de ônibus gratuitamente, com base na sustentabilidade. Encaminhamos hoje o Projeto de Lei aos vereadores e queremos colocar esse projeto em prática no próximo ano. Como a destinação de recicláveis para o aterro consome nosso orçamento, com um número maior de material reciclável tendo o destino correto, esse programa não terá nenhum impacto na tarifa do transporte”, detalhou o prefeito.