Correio dos Campos

Prefeitura e Emater criam plano de trabalho para fomentar produção agrícola familiar

15 de novembro de 2018 às 11:54
(Divulgação/PMPG)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Foi realizada nesta semana uma reunião entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para desenvolver um Plano de Trabalho Integrado que visa promover o desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e cultural dos produtores familiares de Ponta Grossa.

A parceria irá oferecer apoio e orientações técnicas para os agricultores através de encontros e oficinas. Segundo o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira, pelo menos 185 famílias serão beneficiadas a partir do próximo ano. “Entendo que a união de forças em busca do mesmo objetivo promove o crescimento da agricultura familiar. Poderá haver uma melhora também no planejamento da produção, promovendo aplicação correta de insumos, por exemplo”, afirma Vieira.

O secretário municipal também destaca os reflexos diretos para os produtores. “Esse apoio e fomento incrementarão a produção e comercialização dos produtos e, consequentemente, a condição financeira da propriedade rural, melhorando as condições de vida das famílias”, explica o secretário municipal.

A avaliação de Eden José Janisch, da Emater, é de que todas as partes envolvidas saem beneficiadas. “Essa parceria é importante primeiramente no fortalecimento das próprias instituições, onde, por meio da troca de experiências, pode-se realizar um trabalho mais dirigido às necessidades do agricultor familiar. Do outro lado o produtor ganha através de uma assistência técnica gratuita sem interesse comercial, buscando a melhoria na qualidade de seus produtos e oferecendo à sociedade um produto com segurança do ponto de vista alimentar”, diz Janisch.

Para o diretor de agricultura e pecuária da SMAPA, Eldo Berger, o trabalho vem para suprir necessidades. “Do ponto de vida da SMAPA essa parceria é muito importante porque podemos interagir de forma mais integrada, com soluções técnicas e de planejamento financeiro junto aos produtores familiares que encontram-se carentes destas soluções”, avalia o diretor da secretaria.