Correio dos Campos

Mabel Canto visita setores da saúde de Ponta Grossa

7 de novembro de 2018 às 17:57
(Fotos: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na tarde desta terça feira (6), a direção da 3ª Regional da Saúde com sede em Ponta Grossa recebeu a visita da deputada estadual eleita Mabel Canto (PSC).

A Regional da Saúde dos Campos Gerais atende 12 municípios da região, em vários setores, como recursos humanos, regulação de medicamentos e exames, encaminhamentos de pacientes dentro e fora do Estado.

Para Mabel, a saúde é uma das suas maiores demandas do mandato e necessita de uma atenção maior, “precisamos observar de perto os problemas da saúde, é a solução mais rápida que a população pede, o remédio, a consulta com o especialista e os exames sofisticados que custam caro no sistema privado”, diz a deputada.

Mabel recebeu uma explicação breve dos diretores sobre o mapeamento da unidade, o funcionamento e o serviço que cada setor é responsável em realizar. Na visão do diretor Isaías Cantoia Luiz, a saúde é uma máquina em constante operação “apesar de toda tecnologia para facilitar o trabalho, a demanda de pacientes ainda é o dilema da saúde”, explica. No encerramento da conversa, Mabel foi convidada para conhecer a sede e seus departamentos.

GESTÃO MUNICIPAL

Na secretaria de saúde do município de Ponta Grossa, a realidade das demandas não são diferentes em relação ao Estado. Após uma conversa com a secretária municipal na manhã desta quarta feira (7) a deputada fez um balanço de ações a serem definidas já para os próximos meses do mandato na Assembleia Legislativa do Paraná.

Para Mabel, é necessário descobrir onde estão as fontes geradoras das demandas de pacientes, “nós vamos fazer um levantamento técnico para identificar se os problemas de longas esperas por diagnósticos são de má gestão pública ou de orçamento mal distribuído”, explica.

Segundo a Secretária de Saúde de Ponta Grossa Ângela Pompeu, a medicina preventiva seria uma das alternativas para reduzir os custos “a vinda dos médicos Cubanos foi essencial, eles trabalham com a medicina alternativa, atualmente são 60 profissionais trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), também temos médicos da nossa cidade que atuam nas escolas do município, fazendo um acompanhamento dos alunos como forma de prevenir alguma doença”, sinaliza.

A deputada pretende retornar mais vezes a Regional da Saúde e na secretaria municipal ao longo do seu mandato, bem como buscar recursos para ampliação e melhorias no Hospital Universitário Regional, Pronto Socorro e Hospital da Criança.